Sociedade

Advogados têm novo bastonário: Guilherme Figueiredo

Advogado do Porto ganhou segunda volta das eleições por pouco mais de 800 votos. É poeta e cinéfilo

Advogados têm novo bastonário: Guilherme Figueiredo

Rui Gustavo

Jornalista

Guilherme Figueiredo, 59 anos, é o novo bastonário da ordem dos Advogados, após ter derrotado Eliana Fraga, a atual detentora do cargo, na segunda volta das eleições que decorreram esta terça-feira.

O novo bastonário tem 59 anos e é advogado no Porto, de onde é natural, há 32. Já desempenhou cargos de dirigente na Ordem distrital do Porto e é presidente da Fundação Júlio Resende, que se dedica às artes. Escreveu em 2014 o livro de poesia “Porque Hoje é Domingo” e já foi homenageado pela cidade. É também cinéfilo.

Na primeira volta das eleições, a 18 de novembro, Elina Fraga foi a candidata mais votada, com 8706 votos, enquanto Guilherme Figueiredo foi escolhido por 7838 advogados. Contudo, teve de haver uma segunda volita porque nenhum dos candidatos conseguiu 50% dos votos. Nesta segunda volta, o candidato somou 9862 votos e a bastonária 9193.

Elina Fraga era a atual bastonária depois ter vencido as eleições de 2014. É apenas a segunda mulher a ser bastonária dos advogados, depois de Maria Serra Lopes, nos anos 90. Foi a sucessora de Marinho e Pinto e escolhida pelo próprio advogado de Coimbra.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RGustavo@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate