
Entre o norte da Alemanha e o sul da Dinamarca está a nascer o maior túnel imerso do mundo. Uma complexa obra de engenharia que arrancou em plena pandemia e só vai ficar terminada no final da década
Entre o norte da Alemanha e o sul da Dinamarca está a nascer o maior túnel imerso do mundo. Uma complexa obra de engenharia que arrancou em plena pandemia e só vai ficar terminada no final da década
Jornalista
Jornalista/Coordenador-Geral de Infografia
É debaixo de água que se faz a revolução nas relações entre o norte e o centro da Europa. Está em construção o maior túnel imerso do mundo, que vai unir o sul da Dinamarca ao norte da Alemanha. Com 18 quilómetros de extensão, o Fehmarn Belt vai ser mais comprido do que o tabuleiro da Ponte Vasco da Gama e será atravessado por comboios (em sete minutos) e por carros (em 10 minutos). Concluído em 2029, o túnel vai reduzir para metade a viagem sobre carris entre Hamburgo e Copenhaga e abrir novas oportunidades de emprego e de trocas comerciais. Toda a zona envolvente ficará também a ganhar, com a criação de praias e de reservas naturais para explorar a biodiversidade da região.
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