Exclusivo

Design

Design. O segredo do logotipo dos Jogos Olímpicos, a impressionar-nos desde 1913

Design. O segredo do logotipo dos Jogos Olímpicos, a impressionar-nos desde 1913

Um bom logótipo tem sempre algo de racional mas também de emocional e sensorial — e tem de nos impressionar, literal e simbolicamente

Design. O segredo do logotipo dos Jogos Olímpicos, a impressionar-nos desde 1913

Guta Moura Guedes

Especialista em design

Os bons logótipos ficam impressos na nossa memória como se fossem marcas na pele. Um bom logótipo tem sempre algo de racional mas também de emocional e sensorial — e tem de nos impressionar, literal e simbolicamente. Pode não ser irreverente ou surpreendente, pode até ser quase demasiadamente simples e até previsível, pode, pelo contrário, primeiro estranhar-se e depois entranhar-se, como diria Pessoa. Mas tem de deixar marca. O logótipo original dos Jogos Olímpicos, falemos dele enquanto os Jogos ainda decorrem, impressiona-nos desde 1913. Foi criado pelo francês Pierre de Coubertin, pedagogo e historiador, que ficou para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna, jogos cujas origens remontam à Grécia antiga.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate