A Lamborghini faz 60 anos e, para comemorar criou o Revuelto o seu primeiro superdesportivo híbrido

Acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,5 segundos e dispõe de uma potência combinada de 1.015 cavalos. Preço? Ainda não foi divulgado
Acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,5 segundos e dispõe de uma potência combinada de 1.015 cavalos. Preço? Ainda não foi divulgado
A Automobili Lamborghini faz sessenta anos e, para comemorar, apresenta o Revuelto, o primeiro superdesportivo V12 híbrido plug-in HPEV (High Performance Electrified Vehicle – Veículo Eletrificado de Alta Performance)
Este super-carro conta com uma potência de 1015 cavalos que é disponibilizada pelo rendimento combinado de um motor de combustão com três motores elétricos, juntamente com uma caixa de velocidades de dupla embraiagem, que faz a sua estreia num Lamborghini de 12 cilindros.
De acordo com a marca, os três motores elétricos são alimentados por um pack de baterias de iões de lítio de elevada potência específica (4500 W/kg), que também suporta um modo de condução totalmente elétrico.
Stephan Winkelmann, Presidente da Lamborghini diz, em comunicado, que estamos perante “um automóvel único e inovador, mas, ao mesmo tempo, fiel ao nosso ADN: o V12 é um símbolo emblemático da nossa herança e do nosso legado em termos de superdesportivos”.
A fibra de carbono, produzida mediante manufatura artesanal na fábrica de Sant’Agata Bolognese, em Itália, é o principal elemento estrutural do novo modelo, sendo utilizada não só na monofuselagem e no chassi, mas, também, em todos os elementos da carroçaria, à exceção das portas e dos para-choques. O uso extensivo de fibra de carbono e materiais leves, combinado com a elevada potência do grupo motopropulsor, “contribui para o alcançar da melhor relação peso/potência da história da Lamborghini: 1,75 kg/cv”, informa a marca intaliana.
O novo Revuelto combina oferece prestações de topo, segundo a marca, para o seu segmento: aceleração 0-100 km/h em apenas 2,5 segundos; 0-200 km/h em menos de 7 segundos; e uma velocidade máxima superior a 350 km/h.
“Com o Revuelto, elevamos a experiência de conduzir um Lamborghini”, nota Rouven Mohr, director técnico principal da Lamborghini. O mesmo responsável explica ainda que “o Revuelto dá um significativo passo em frente em termos de reatividade e capacidade de resposta, para garantir a condução mais emotiva e natural em todos os ambientes. O Revuelto é um automóvel que proporciona a mais elevada performance, mas o nosso objetivo, logo desde o início, foi confirmá-lo como estando no pináculo absoluto das emoções de condução”.
O Revuelto é o modelo de produção da Lamborghini que oferece o maior potencial de personalização. Na verdade, são oferecidas 400 cores de carroçaria, juntamente com muitas mais opções de personalização que estão à disposição do cliente, permitindo a criação de superdesportivo inteiramente individualizado.
O Revuelto introduz uma arquitetura híbrida sem precedentes, e uma nova geração do V12. O modelo é lançado como o primeiro High Performance Electrified Vehicle - HPEV: um superdesportivo híbrido plug-in, equipado com uma leve bateria de iões de lítio de alta potência, alojada no interior do túnel de transmissão, na secção central do chassi. Trata-se, segundo a marca, de uma solução inovadora, concebida para reduzir as emissões por comparação com o anterior V12, ao mesmo tempo maximizando a performance.
O Revuelto conserva uma das mais fortes tradições da Lamborghini: a tração às quatro rodas. Tal como o motor de combustão interna, que transmite potência às rodas traseiras, dois motores elétricos fazem, agora, a sua estreia no eixo dianteiro, cada qual fornecendo tração a uma das rodas dianteiras. Existe, ainda, um terceiro motor elétrico, posicionado acima da caixa de velocidades de dupla embraiagem e oito velocidades, que pode transmitir potência às rodas traseiras, dependendo do modo de condução selecionado e das condições.
Esta criação da Lamborghini, que promete revolucionar o segmento dos carros superdesportivos, ainda não está à venda e o preço nem sequer foi divulgado.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: VAndrade@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes