Apesar do interesse crescente pelos carros elétricos – e já há países, como Portugal, onde já se vendem mais do que a diesel -, dos 250 milhões de automóveis em circulação nas estradas da União Europeia, apenas 1,5% são elétricos ou híbridos. E há apenas três países em que a percentagem de elétricos é superior a 2%: Dinamarca, Holanda e Suécia.
Esta é uma das principais conclusões do relatório apresentado esta terça-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, na sigla em inglês), intitulado ‘Veículos em Uso na Europa em 2023’.
Portugal ainda prefere os carros a diesel
Em Portugal, dos 5,4 milhões de automóveis em circulação, apenas 0,8% são elétricos e 0,7% híbridos. O diesel ainda domina, com 59,1% dos carros em circulação, seguido dos veículos com motor a gasolina, que representam 36,8% do total. Os restante são movidos a gás natural e a GPL. No caso do diesel, só há mais dois países com uma percentagem maior, em relação ao total: a Lituânia (67,8%) e a Letónia (65%). Na vizinha Espanha a percentagem de carros a gasóleo é de 56,9%.
Carros com motor a gasolina dominam na Europa
Em termos gerais, no conjunto da União Europeia, 51,1% dos carros em circulação são movidos por motores a gasolina, contra 41,9% a gasóleo.
Já quanto ao tempo de vida dos automóveis, a idade média, em termos europeus é de 12 anos, sendo que a Grécia e a Estónia têm os carros mais velhos da UE (17 anos). A idade média mais baixa regista-se no Luxemburgo, onde as pessoas trocam de carro em cada 7,6 anos, em média. Em Portugal a idade média da frota automóvel ronda os 13,5 anos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: VAndrade@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes