1981
ATRAVESSAR A PONTE
Cega congénita, nasce no ano consagrado pelas Nações Unidas à Pessoa com Deficiência. Lisboeta, cresce do outro lado do Tejo, em Vale de Milhaços, Corroios.
2004
PRIMEIRA CONQUISTA
Licencia-se em Direito pela Universidade de Lisboa. Depois de admitida na Ordem dos Advogados, entra para um escritório e, em 2007, é convidada para trabalhar na Câmara Municipal de Lisboa como assessora jurídica do vereador da Mobilidade.
2010
ACEDER É PRECISO
Colabora na elaboração do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa e, em 2013 transita para a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento
de Lisboa (EMEL).
2015
REPRESENTAR É DAR SINAL
Entre 2013 e 2015 exerce o cargo de presidente da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e integra a direção da União Europeia de Cegos.
2015
A FORÇA DE SER A PRIMEIRA
Nas legislativas, é a 19ª em Lisboa, mas os socialistas só conquistam 18 lugares. É nomeada secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, a primeira cega a integrar um Governo em Portugal.
2017
FAZER-SE OUVIR
Discursa nas Nações Unidas na 10ª sessão da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Assume as funções de deputada municipal pelo PS no concelho de Arganil.
2018
AMOR INCONDICIONAL
Nasce a primeira e, até agora, única filha. O companheiro e pai da criança também é cego.
2024
FINALMENTE, O PARLAMENTO
É eleita para a Assembleia da República como deputada do PS pelo círculo eleitoral de Leiria.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CAMartins@expresso.impresa.pt