Exclusivo

Fisga

Herdeiro de uma dinastia de 1400 anos e de um império de milhares de milhões: quem é Rahim Al-Hussaini, filho e sucessor de Aga Khan

Herdeiro de uma dinastia de 1400 anos e de um império de milhares de milhões: quem é Rahim Al-Hussaini, filho e sucessor de Aga Khan

Príncipe e agora Aga Khan V, é o 50º representante espiritual de cerca de 15 milhões de muçulmanos xiitas ismaelitas no mundo — a única minoria religiosa que presta devoção a um imã vivo. Herda do pai, Aga Khan IV, falecido em Lisboa aos 88 anos, uma dinastia com 1400 anos e um império filantrópico de milhares de milhões de euros

1971

Berço real

Nasce a 12 de outubro em Genebra, sede do Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento Económico. Um ano mais novo do que a irmã, é o primeiro rapaz filho do IV Aga Khan e da ex-modelo inglesa Sarah Croker-Poole (princesa Salimah Aga Khan).


1990

Educação americana

Faz o ensino secundário nos EUA, na privada Phillips Academy, em Massachusetts. Em 1995, ingressa no bacharelato em Literatura Comparada na Universidade de Brown, em Rhode Island.


2006

De volta à Europa

Faz uma pós-graduação em gestão e administração na Universidade de Navarra, Espanha. Intervém em várias agências do Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento, a maior organização de filantropia do pai.




2010

Islão e as Humanidades

Estabelece uma iniciativa de investigação sobre o Islão no Watson Institute, da sua alma mater.



2013

Tal pai, tal filho

Casa-se com a ex-modelo norte-americana Kendra Spears, ou princesa Salwa Aga Khan. Têm dois filhos, os príncipes Irfan e Sinan. Divorciam-se em 2022.




2022

Missão ambiental

Vive na Suíça, mas viaja pelo mundo para supervisionar os projetos filantrópicos do Fundo Aga Khan. Interessa-se principalmente pelos projetos relacionados com a proteção do ambiente e a transição climática.


2024

Distinguido

Recebe a Grã-Cruz da Ordem do Paquistão, a mais alta condecoração civil, pelos “serviços na prevenção das alterações climáticas e da melhoria da qualidade de vida”.







2025

O sucessor

O testamento do pai, falecido em fevereiro em Lisboa (sede do Imamato Ismaili desde 2015), nomeia o príncipe de 53 anos o 50º Imã hereditário da Comunidade Muçulmana Xiita Ismaili.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate