Exclusivo

Fisga

Do Rio de Janeiro para o mundo: quem é Fernanda Torres, a atriz multifacetada que os Óscares podem premiar

Do Rio de Janeiro para o mundo: quem é Fernanda Torres, a atriz multifacetada que os Óscares podem premiar
Tiago Miranda

Depois de conquistar o Globo de Ouro para Melhor Atriz, o Brasil aguarda pelo dia 2 de março, domingo de Carnaval e noite dos Óscares. “Nanda” está nomeada como melhor atriz pelo papel de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, que conta a história da família que, apesar da perda do pai, resistiu à ditadura militar brasileira

1965

Berço esplêndido

Com o Rio de Janeiro como cenário, nasce e recebe o nome do pai, o ator Fernando Torres, embora pareça que é o da mãe, Fernanda Montenegro, que na verdade se chama Arlette Pinheiro Monteiro Torres.


1978

Escola de representação

Entra para o Tablado, escola de formação de atores, e um ano depois já está na televisão. Sobe ao palco em 1981, na peça “Um Tango Argentino”. Em 1983 estreia-se no cinema, em “Inocência”.


1986

Sob o sol da croisette

Conquista o prémio de melhor atriz em Cannes, com o filme “Eu Sei que Vou Te Amar”, realizado por Arnaldo Jabor.


1997

Bem me quer

Casa-se com o realizador Andrucha Waddington, de quem tem dois filhos, Joaquim e António. Antes, viveu com o jornalista Pedro Bial e com o controverso encenador Gerald Thomas.


2003

Prosperidade cénica

Estreia a peça “A Casa dos Budas Ditosos”, baseado no livro de João Ubaldo Ribeiro, que já foi vista por mais de dois milhões de espectadores, inclusive portugueses.



2005

Entre dunas

Pela primeira vez, contracena com a mãe, no filme “A Casa de Areia”, realizado pelo marido. O filme conta a história do português Vasco, da mulher Áurea e da sogra, D. Maria, e da vida dos três num local inóspito.





2013

Letras e títulos

Lança o primeiro romance, “Fim”, que já vendeu mais de 200 mil exemplares, foi traduzido em sete países e mais tarde transformado numa série televisiva. Também escreveu “Sete”, com crónicas, e “A Glória e Seu Cortejo de Horrores”, em que aborda o mundo artístico do Brasil.




2025

De olho no Óscar

Não foi a primeira escolha para encarnar Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, o filme que estreia em 2024 e que em 2025 a coloca na história, com a nomeação para os Óscares, 25 anos depois de a mãe ter recebido idêntica indicação.












Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CAMartins@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate