1973
Coração verde-alface
Natural de Lisboa, adepto do Sporting, companheiro romântico e pai carinhoso no Facebook. Licenciado em Engenharia Mecânica, escolhe cedo o mundo a que pertence: os automóveis.
1991
A primeira pista
Começa como comissário de pista, seis anos mais tarde passa a comissário técnico, e de 1999 a 2006 desempenha as funções de delegado técnico da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).
1999
Comissário em Macau
É nomeado como comissário de pista do Grande Prémio de Macau e explica que o circuito citadino “dá uma experiência que dificilmente outro dá”. Cimenta a defesa de que a segurança é a maior prioridade.
2012
Aquecer motores
Ingressa na Federação Internacional do Automóvel para acelerar a carreira internacional na competição automóvel, depois de ter passado pelas 24 Horas de Le Mans.
2014
Para lá de Marraquexe
Após dois anos na Comissão de Voluntários e Oficiais, a primeira corrida oficial na FIA é em Marraquexe, para a abertura do World Touring Car Championship (WTCC).
2021
Instabilidade bipartida
A coordenação dos Grandes Prémios atravessa um período conturbado, com repetidas substituições dos titulares do principal posto. O australiano Michael Masi é afastado e a direção de corrida passa a ser bipartida, partilhada pelo português Eduardo Freitas e pelo alemão Niels Wittich. Mas Freitas cai pouco depois, no GP do Japão.
2022
2, 3, 1, largada, partida
Já trabalhou na Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e foi adjunto do diretor de corridas na Taça do Mundo de Carros de Turismo e, desde março de 2022 que assume o cargo de diretor de corridas da Fórmula 2 e da Fórmula 3.
2024
No topo em Vegas
A FIA anuncia há uma semana que vai suceder a Niels Wittich, já no Grande Prémio de Las Vegas deste domingo, prova que pode revelar o novo campeão da modalidade. Marques sabe que a tarefa que o aguarda não é fácil.