Exclusivo

Fisga

Quem é Vítor Sereno, o novo líder do Sistema de Informações da República Portuguesa

Quem é Vítor Sereno, o novo líder do Sistema de Informações da República Portuguesa
Carmo Correia/Lusa

Nascido em Coimbra e formado em Direito, exerceu a advocacia antes de ingressar na carreira diplomática, que o levou para Guiné-Bissau, Argentina, Alemanha e Países Baixos. Foi cônsul-geral em Macau e Hong Kong e embaixador no Senegal e no Japão, além de chefe de gabinete de Miguel Relvas quando este era ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares. Admirador de Elon Musk, é casado e tem um filho. Eis o novo secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP).

1974

Nasce coimbrão

É nesta cidade do centro do país que vive a infância. Ali ingressa na Universidade, licenciando-se em Direito, na área jurídico-económica. Mais tarde, tira o mestrado no Instituto Superior de Comunicação Empresarial, onde viria a ser docente.


1997

Arranque diplomático

Depois de um período como advogado da sociedade Castanheira Neves e como consultor fiscal na KPMG Portugal, ingressa no Ministério dos Negócios Estrangeiros como diplomata, nos anos subsequentes servindo na Guiné-Bissau, na Argentina, na Alemanha e nos Países Baixos, nestes dois últimos, enquanto cônsul-geral de Portugal.


2011

O Governo chama

É convidado a ocupar o cargo de chefe de gabinete de Miguel Relvas, de quem é próximo, quando este era ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares. Chefiaria também outros gabinetes, como o do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e do secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.


2013

Cônsul de Macau

Em março deste ano, inicia funções de cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong, na categoria de chefe de missão, até setembro de 2018. A Associação de Jovens Empresários Portugal-China considera-o “Personalidade do Ano”.


2018

África à espreita

O mundo solicita-o noutra direção, tornando-se embaixador de Portugal no Senegal — e não-residente na Costa do Marfim, Guiné-Conacri, Gâmbia, Burquina Faso, Libéria e Serra Leoa.


2019

Ano de prémio

É-lhe atribuído o Prémio Francisco de Melo e Torres, da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa para o diplomata económico do ano. Na sua carreira, foi também agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, o título honorífico de prestígio atribuído pelo Governo da R.A.E. de Macau, e com a Ordem de Mérito, da Alemanha.


2022

No país do sol nascente

A 8 de março, assume a função de embaixador de Portugal no Japão, inaugurando as novas instalações desta missão diplomática em Tóquio, em 2023.


2024

Chegada ao SIRP

O homem casado e com um filho que não esconde a admiração por Elon Musk — um dos mais mediáticos apoiantes de Donald Trump —, acabou de ser escolhido para liderar o Sistema de Informações da República Portuguesa, substituindo Graça Mira Gomes, que ocupava o cargo desde 2017.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: LLeiderfarb@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate