Exclusivo

Fisga

Oito passos na vida de Daniel Chapo, vencedor contestado das eleições presidenciais em Moçambique

Oito passos na vida de Daniel Chapo, vencedor contestado das eleições presidenciais em Moçambique
Siphiwe Sibeko/Reuters

É o primeiro Presidente nascido depois da independência de Moçambique, declarada em 1975, e o primeiro a não ter combatido ao lado da Frelimo durante a guerra civil. Mas a vitória do candidato da Frelimo na eleição presidencial de 9 de outubro está a ser fortemente contestada — quer nas ruas quer na arena política —, com a oposição a mexer-se para impugnar as eleições

1977

Inhaminga

Nasce em Inhaminga, Moçambique, sendo o sexto filho de uma família dez irmãos. Mas será em Dondo, para onde foi com a família para fugir ao conflito armado, que viveu a sua infância e frequentou o ensino primário.


1983

Em cativeiro

Aos cinco anos, estava o país em guerra civil, é capturado e vive dois anos em cativeiro. “Só saímos do cativeiro em 1985, fugimos, andando a pé desde Inhaminga até ao distrito de Dondo”, contará mais tarde, já após ter sido eleito Presidente. “Dormimos no mato, na chuva e no sol.”


1997

Locutor e apresentador

Ainda antes de ter uma licenciatura, trabalha como locutor e apresentador de um programa desportivo na Rádio Miramar, na cidade da Beira, durante dois anos. E, em 1999, é repórter e apresentador do programa “A Voz do Povo” na Televisão Miramar.


2000

Direito

Termina a licenciatura em Direito, na Universidade Eduardo Mondlane. Quatro anos depois, faz o curso de Conservador e Notariado e, em 2014, completa o mestrado em Gestão de Desenvolvimento, pela Universidade Católica de Moçambique.




2005

Conservador e notário

Torna-se conservador e notário na cidade de Nacala-Porto, província de Nampula. Durante o ano de 2009 é professor de Direito Constitucional e Ciências Políticas na Universidade Pedagógica, delegação de Nampula.


2009

A família,pessoal e política

Casa-se com Gueta Selemane, com a qual terá três filhos. Desenvolve a sua carreira política no seio da Frelimo. Nesse ano, torna-se administrador do distrito de Nacala-a-Velha e, em 2015, é transferido para desempenhar as mesmas funções no distrito de Palma, na província de Cabo Delgado.


2016

Governadorde província

É nomeado governador da província de Inhambane, no sul do país, cargo que renova em 2019 com a vitória da Frelimo naquela província, nas eleições gerais. Deixa o cargo em maio de 2024, ao ser escolhido pela Frelimo como candidato presidencial às eleições de 9 de outubro.


2024

Presidente contestado

É declarado vencedor da eleição presidencial, com 70% dos votos, o que gerou forte contestação social e por parte da oposição — em especial, do candidato presidencial Venâncio Mondlane e do partido que o apoia, o Podemos. Estes acusam as eleições de terem sido fraudulentas, avançando para a impugnação das mesmas.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mjbourbon@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate