Exclusivo

Fisga

Quem é Sam Hou Fai? Coimbra tem mais encanto na vida do novo homem forte de Macau

Quem é Sam Hou Fai? Coimbra tem mais encanto na vida do novo homem forte de Macau
Eugene Lee/Reuters

É o primeiro líder do Governo de Macau que não é natural da região administrativa especial da China, afastando-se de uma longa tradição de eleger líderes oriundos de famílias de empresários influentes na região. Discreto (mas, nem por isso, pouco polémico), foi durante 25 anos presidente do Tribunal de Última Instância de Macau.

1962

Família rural

Nasce e cresce em Zhongshan, na província de Guangdong, na China continental. É educado no seio de uma família rural.


1981

Direito

Começa a estudar Direito na Peking University em Pequim, na China continental. Após concluir a licenciatura, ingressa no Foreign Economic Law Firm, em Guangzhou.


1986

Macau

Em 1986 muda-se para Macau, numa altura em que a região ainda se encontrava sob administração portuguesa. Apesar de não ser oriundo da região, mais tarde irá identificar-se publicamente como “velho macaense”.


1990

Coimbra

É enviado para Portugal, pela administração local, para estudar Direito e Língua e Cultura Portuguesa na Universidade de Coimbra. Três anos depois regressa a Macau, tornando-se um dos primeiros conselheiros judiciais dos tribunais e trabalhando tanto em tribunais como no Ministério Público.


1999

Última Instância

Após se tornar juiz em 1997, é nomeado primeiro presidente do Tribunal de Última Instância de Macau, cargo que irá exercer durante 25 anos. Torna-se ainda presidente do Conselho de Juízes e presidente honorário da Associação para a Promoção da Lei Básica de Macau, entre outros cargos.


2020

Cultura portuguesa

Na abertura do ano judicial defende um afastamento do sistema jurídico face à inspiração portuguesa. Mais tarde, já enquanto candidato a líder do governo de Macau, elogiará o trabalho da Casa de Portugal na promoção da cultura, arte e língua portuguesas em Macau, defendendo o reforço das relações com os países lusófonos.


2021

Decisões polémicas

Lida com casos sensíveis, tomando decisões que restringem a liberdade na região. Entre elas, rejeita um recurso contra a proibição policial a uma vigília em memória das vítimas do massacre de Tiananmen (1989) e permite a decisão da Comissão de Assuntos Eleitorais da Assembleia Legislativa de excluir três listas democratas das legislativas.


2024

Líder do governo

Concorre à liderança do governo de Macau, sendo eleito. É o primeiro que rompe com uma prática comum de eleger líderes naturais da região, frequentemente oriundos de famílias proeminentes ligadas ao mundo dos negócios.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mjbourbon@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate