Exclusivo

Fisga

Do império no rap ao julgamento por crimes sexuais: porque é que Sean Combs, ou P Diddy, está no banco dos réus e nas bocas do mundo

Do império no rap ao julgamento por crimes sexuais: porque é que Sean Combs, ou P Diddy, está no banco dos réus e nas bocas do mundo
Andrew Kelly/File Photo/reuters

Ao longo dos anos assumiu vários nomes artísticos, entre eles Puff Daddy, Diddy e Love. Fundou a editora Bad Boy Records, criou a marca de moda Sean John e tornou-se um magnata do empreendedorismo hip hop nos Estados Unidos. Mas as denúncias e acusações de tráfico e abuso sexual, extorsão e organização criminosa, entre outras, estão a acabar com os seus dias de ouro

1969

Harlem

Nasce no Harlem, em Nova Iorque, crescendo em Mount Vernon. Filho de uma modelo e professora assistente e de um antigo militar da Força Aérea (e traficante de droga), vem de um meio pobre. O pai é assassinado quando ele tem dois anos.


1987

Puff

Termina o liceu na Mount Saint Michael Academy, em Nova Iorque. Recebe uma educação católica, chegando a ser acólito na missa. Joga futebol na equipa da escola e recebe a alcunha de “Puff”, já que bufa e refila sempre que está zangado.


1993

Bad Boy Records

Após trabalhar na Uptown Records, funda a editora discográfica Bad Boy Records. Contribui para a descoberta e ascensão de artistas como o rapper The Notorious B.I.G. e os cantores de R&B Mary J. Blige e Usher, entre outros. O primeiro álbum de Combs (Puff Daddy, como era conhecido), “No Way Out”, será lançado quatro anos depois, sendo aclamado pela crítica.


1998

Empreendimentos

Com “No Way Out” recebe cinco nomeações para os Grammys, sendo galardoado com o de Melhor Álbum de Rap. Ao longo dos anos lança outros álbuns e trabalha como produtor do reality show da MTV “Making the Band”.


2004

Sean John

É eleito melhor designer de moda masculina do ano pelo Conselho de Designers de Moda da América (pela marca de moda masculina que criou em 1998, Sean John), à frente de nomes como Ralph Lauren e Michael Kors.


2009

Diddy – Dirty Money

Cria o grupo de R&B e hip hop Diddy — Dirty Money, com cantores como Dawn Richard e Kalenna Harper, que teve um único álbum “Last Train to Paris”. Um ano depois, cria o supergrupo de rap Dream Team, com Rick Ross, DJ Khaled, Fat Joe, Busta Rhymes, Red Café e Fabolous. É ator na comédia “Get Him to the Greek”, um dos filmes ou programas televisivos nos quais participa.


2014

Honoris causa

Regressa à universidade na qual estudou Gestão (sem ter completado o curso), para receber um doutoramento Honoris causa em Ciências Humanas e proferir um discurso na cerimónia de graduação. Dez anos depois, a universidade revoga o título honorário, na sequência das acusações de agressão e assédio sexual.


2024

Prisão preventiva

É acusado de tráfico sexual, extorsão e organização criminosa, entre outras, por alegadamente usar as suas empresas para realizar maratonas sexuais em hotéis de luxo, filmadas para seu entretenimento e como forma de chantagem. Declarou-se inocente, mas está em prisão preventiva.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mjbourbon@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate