Exclusivo

Fisga

Do Ministério da Presidência à música: oito passos no percurso de António Capela

Do Ministério da Presidência à música: oito passos no percurso de António Capela
Duarte Nunes

Começou a compor música aos 9 anos, mas dividiu os estudos entre a Composição Musical e a Economia, com um pé na política. Trabalhou no Banco de Portugal, é investigador e professor universitário e, em 2024, entra para o gabinete do ministro da Presidência. Mas a música não fica de lado. O prémio de composição que venceu este ano levará a sua obra ao grande auditório da Gulbenkian, no dia 19 de setembro

1993

Pequena Valsa

Nasce em Lisboa. Aos 9 anos, antes de iniciar as aulas de piano, começa a compor música — a primeira que compôs tem como título “Pequena Valsa”, recorda em conversa com o Expresso.



2003

Piano

Tem 10 anos quando começa a estudar piano com Pedro Ferro. Mais tarde, entra na Escola de Música do Conservatório Nacional, onde estuda piano com Ana Valente, Paulo Rodrigues e António Rosa e inicia os estudos de composição com Eurico Carrapatoso.


2009

JSD

Entra na Juventude Social Democrata, numa altura em que os vários núcleos de Lisboa se fundem. Assim, faz “parte da primeira comissão política da JSD de Lisboa”, conta. Tem como referências Passos Coelho e Marcelo Rebelo de Sousa. Nos anos seguintes, é ainda organista na Igreja de São Nicolau e no coro da Associação Cultural de Montes Claros, bem como maestro e organista do coro da Igreja de São Pedro.


2013

Senado

Funda o Senado, que preside até hoje, grupo de formação política focado no combate à corrupção e à demagogia, pretendendo colmatar as lacunas, no debate político, em termos de formação cultural, moral, entre outras. Em 11 anos foram organizados mais de 600 encontros, com mais de 200 oradores.


2014

Música e Economia

Conclui a licenciatura em Economia na Universidade Nova de Lisboa, tornando-se posteriormente mestre em Economia. Paralelamente, conclui a licenciatura em composição na Escola Superior de Música de Lisboa. É atualmente mestrando em Ciência Política na Universidade Católica.


2016

Banco de Portugal

Trabalha como economista no Banco de Portugal durante seis anos. Desde 2022, é investigador e professor nas áreas de Economia e de Ética na AESE Business School.


2024

Adjunto do ministro

Preparava-se para iniciar, em setembro, um doutoramento em Ciência Política nos Estados Unidos quando, em abril, recebe um telefonema de António Leitão Amaro, ministro da Presidência do atual Governo liderado por Luís Montenegro, para ser seu adjunto. Aceita. “O telefonema do António mudou os meus planos”, reconhece.


2024

Prémio de Composição

Vence a edição de 2024 do Prémio de Composição da SPA/Antena 2, com a obra “Diese Töne”, que presta homenagem à resistência ucraniana desde a invasão russa de 2022. A obra terá estreia no Festival Prémio Jovens Músicos, no grande auditório Gulbenkian, e será tocada pela Orquestra Gulbenkian.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mjbourbon@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate