Exclusivo

Fisga

Quem é Rachel Reeves, a primeira chanceler do Tesouro britânico em mais de 700 anos

Quem é Rachel Reeves, a primeira chanceler do Tesouro britânico em mais de 700 anos
Phil Noble/REUTERS

De campeã de xadrez a responsável pelas contas britânicas no Governo liderado pelo trabalhista Keir Starmer. Desde sempre revelou ser uma apaixonada pelas finanças públicas, ao ponto de os colegas na Universidade de Oxford lhe terem dado uma fotografia de Gordon Brown, ex-ministro trabalhista das Finanças, para pendurar na parede do quarto da rapariga que gostava de Beyoncé

1979

Filha de peixe sabe nadar

Filha de dois professores primários, nasceu no sudeste de Londres. Lembra-se de na infância ter visto a mãe, à mesa da cozinha, a fazer as contas dos extratos bancários e ficou-lhe o vício das contas certas.


2000

Xadrez e canudos

No ensino médio conquistou um campeonato britânico de xadrez feminino sub-14. Depois somou diplomas: Filosofia, Política, Economia, na Universidade de Oxford. E um mestrado em Economia na London School of Economics.


2000-2006

Quem muito madruga

O primeiro emprego depois de deixar a universidade foi no Banco da Inglaterra, onde ficou durante seis anos. Chegou a ser entrevistada para um emprego no Goldman Sachs, mas recusou, apesar de alegar que o emprego poderia tê-la tornado “muito mais rica”.


2010

Com um pé no Parlamento

É eleita deputada trabalhista pelo distrito de Leeds West, em Yorkshire. A irmã mais nova, Ellie, também está na Câmara dos Comuns.


2012-2015

A mulher que diz não. E sim

Recusou-se a fazer parte do governo sombra de Jeremy Corbyn, mas três anos antes casara-se com Nicholas Joicey, redator de discursos de Gordon Brown.




2023

Bastidores, poder feminino e sarilhos

Considerada a pessoa mais poderosa na política de esquerda britânica pela “New Statesman”, contou que tem um filho e uma filha, é religiosa e admira muito Janet Yellen, a primeira mulher secretária do Tesouro dos EUA. Mas ficou queimada com as acusações de plágio num artigo e disse que “deveria ter feito melhor”.


2024

A vitória foi dela

A “Economist” disse que “o crédito [da vitória dos Trabalhistas] pertence, em grande parte, ao trabalho da Sra. Reeves em mudar as perceções de um partido visto como fiscalmente imprudente e hostil aos negócios”. A recompensa foi a concretização do sonho de ser a primeira chanceler da Grã-Bretanha.


2024

Crescer e criar habitação

No discurso inicial como primeira chanceler do Tesouro britânico em mais de 700 anos, prometeu prosperidade e assumiu o desenvolvimento económico e a habitação como prioridades.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CAMartins@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate