Exclusivo

Fisga

A história de Simon Harris: oito momentos na vida do primeiro-ministro mais jovem da Irlanda

A história de Simon Harris: oito momentos na vida do primeiro-ministro mais jovem da Irlanda
Brian Lawless/Getty Images

Será o primeiro-ministro mais jovem da história da Irlanda e vai suceder no cargo a Leo Varadkar, que era até agora o primeiro-ministro mais jovem da história da Irlanda... Envolveu-se na luta em defesa das crianças autistas aos 15 anos, foi ministro da Saúde e também do Ensino Superior. Tem 37 anos e é o novo rosto do Fine Gael, o partido democrata-cristão.

A história de Simon Harris: oito momentos na vida do primeiro-ministro mais jovem da Irlanda

Ricardo Marques

Jornalista

1986

À beira-mar

O pai era taxista e a mãe assistente escolar. Simon é o mais velho de três irmãos nascidos em Greystones, uma cidade estância balnear no condado irlandês de Wicklow.


2001

Luta pela integração

Aos 15 anos, através da North Wicklow Triple A Alliance, envolve-se na luta pela integração de crianças autistas e com défice de atenção no sistema de ensino (o irmão sofre de Asperger). Tem o primeiro contacto com políticos.


2003

Eleito pela primeira vez

Depois de passar pelo Fianna Fáil, e de fazer campanha por Dick Roche nas eleições gerais de 2002, junta-se ao Fine Gael e é eleito para o comité nacional jovem do partido.


2006

Au revoir jornalismo

Inscreve-se como estudante de Jornalismo e Francês no Instituto de Tecnologia de Dublin, mas desiste do curso no primeiro ano. O apelo da política, explicam os jornais, foi mais forte.


2011

Política dos mais velhos

Entra no principal palco políticos irlandês aos 24 anos. Já tinha ganho umas eleições locais, três anos antes, com uma votação recorde. É o mais jovem deputado do Dáil Éireann, câmara baixa do parlamento.


2014

Baixos e altos

Falhou a eleição nas europeias de 2014, mas nesse ano foi nomeado para secretário de Estado das Finanças, e no ano seguinte vê-se envolvido numa polémica com fundos destinados às cheias.


2016

Desafios da Saúde

Torna-se ministro da Saúde e, logo no primeiro ano, enfrenta uma ameaça de greve de médicos e enfermeiros. Decisivo no combate à obesidade, apoiante da legalização do aborto, é seu o primeiro plano para lidar com a pandemia de covid-19.


2024

Aprender para governar

É o único candidato à sucessão do primeiro-ministro demissionário Leo Varadkar. Harris, até agora ministro do Ensino Superior, é casado com uma enfermeira e tem dois filhos. Sofre da doença de Crohn.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RMarques@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate