Exclusivo

Fisga

Vítor Coutinho, ou os oito degraus que vão do sacerdócio ao negócio dos jornais

Vítor Coutinho, ou os oito degraus que vão do sacerdócio ao negócio dos jornais

Entrou no seminário aos 13. Doze anos depois é ordenado padre, ficando ao serviço da diocese de Leiria-Fátima. Foi professor universitário, pensou ou dirigiu revistas especializadas e foi ainda vice-reitor do Santuário de Fátima, entre outras funções. Em 2021, abandonou o sacerdócio. Três anos mais tarde, torna-se presidente executivo da Global Media

1966

Berço

Nasce em Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande. Treze anos mais tarde, entra no seminário em Leiria — diocese onde anos depois será integrado (Leiria-Fátima) —, para estudar Filosofia e Teologia.


1991

Ordenação

Após completar os estudos no seminário de Leiria e de se doutorar em Ética Teológica, com especialização em Bioética, na Universidade de Münster, na Alemanha, é ordenado sacerdote. A partir desse momento, fica ao serviço da diocese de Leiria-Fátima.


2008

De Fátima à docência

Começa a colaborar com o Santuário de Fátima, onde assume funções de presidente e membro de comissões científicas de congressos. Ao longo dos anos, dividirá também a sua atividade profissional entre a docência universitária — passando pelo Instituto Politécnico de Leiria, Universidade Católica Portuguesa (UCP) e Universidade Lusíada — e a gestão de empresas.


2010

Na imprensa

Assume funções como membro do conselho de redação da revista “Fátima XXI” e, dois anos depois, como coordenador da licenciatura em Ciências Religiosas da UCP. Em 2013, torna-se membro do conselho de direção da “Didaskalia”, a revista científica da UCP.


2014

Santuário

É chefe de gabinete de D. António Marto quando é nomeado vice-reitor do Santuário de Fátima pelo então bispo de Leiria-Fátima. Na altura já é capelão do Santuário de Fátima.


2017

Papa Francisco

É o diretor de comunicação da visita do Papa Francisco a Fátima. Jorge Mario Bergoglio desloca-se em maio a Portugal para presidir à peregrinação internacional do centenário das Aparições e à canonização de Francisco e de Jacinta Marto, evento no qual Vítor Coutinho foi coordenador da comissão organizadora.


2021

Dispensa do sacerdócio

Pede ao Papa “dispensa das obrigações do estado clerical e do celibato”. Já em janeiro tinha sido dispensado dos serviços no Santuário de Fátima e na Fundação Francisco e Jacinta Marto, sendo-lhe concedido um tempo sabático. Em 2021 e 2022 é diretor de comunicação e assessor de Avelino Gaspar, presidente do grupo Lusiaves.


2024

Global Media

Substitui José Paulo Fafe como presidente executivo da dona da TSF, “Diário de Notícias” e “Jornal de Notícias”. E acumula vários pelouros: financeiro, recursos humanos, património, serviços gerais e Direção de Documentação e Informação.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mjbourbon@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate