Exclusivo

Fisga

Da’Vine Joy Randolph

Da’Vine Joy Randolph
Danny Moloshok/Reuters

O Óscar de Melhor Atriz Secundária, pelo papel em “Os Excluídos”, em exibição em Portugal, coroa o percurso de Da’Vine Joy Randolph, que tem passado pelo teatro musical, pelas séries e também pelos filmes de animação. Após receber o Óscar, disse que o mesmo é “uma carta de amor às mulheres negras”.

Da’Vine Joy Randolph

Lia Pereira

Jornalista

1986

Alegria divina

Nasce em Filadélfia, nos Estados Unidos, no dia 21 de maio. Felizes com a chegada da bebé, os seus pais, que tentavam conceber há sete anos, chamaram-lhe Da’Vine Joy, ou seja, “alegria divina”.


2011

Teatro musical

Depois de estudar canto e ópera, acaba por mudar de curso e concentrar os seus esforços na aprendizagem de teatro musical. Em 2011, recebe o ‘canudo’ da Escola de Representação de Yale.


2012

Da Broadway para Londres

Candidata-se a um lugar no elenco do musical da Broadway “Ghost”, que iria subir ao palco no West End de Londres. Quando a protagonista da peça sofre uma lesão, voa para Inglaterra para substituí-la. Acaba por ser nomeada para um prémio Tony, por Melhor Atriz num Musical.






2013

Robin Williams

Participa no seu primeiro filme, “Mother of George”, como atriz secundária. No ano seguinte, desempenha o papel de uma enfermeira na comédia dramática “Aproveita a Vida, Henry Altmann”, com Robin Williams.





2016

Mundo das séries

Depois de integrar o elenco de séries como “The Good Wife”, garante uma participação recorrente em “This Is Us”, como Tanya. Participará, também, em “Empire” e “Veep”.





2019

Eddie Murphy

Chama as atenções com o seu papel como Lady Reed em “Dolemite Is My Name”, com Eddie Murphy. É nomeada para numerosos prémios, como atriz secundária, e assegura lugar em filmes como “Alta Fidelidade”, em 2020, ou “The United States vs. Billie Holiday”, em 2021.




2022

Gato das Botas

Da’Vine Joy Randolph tem também emprestado a sua voz a personagens de filmes de animação. Em 2022, dá vida a Mama Luna, uma senhora que abriga dezenas de gatos vadios, em “Gato das Botas: o Último Desejo”.




2024

O primeiro Óscar

O papel como Mary Lamb, cozinheira de uma escola que perdeu o filho na Guerra do Vietname, rende-lhe o Óscar de Melhor Atriz Secundária. “Sempre quis ser diferente; afinal, só preciso de ser eu própria”, agradeceu, emocionada.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: LIPereira@blitz.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate