Exclusivo

Fisga

Cristina Pedra: oito páginas na história da mulher que manda no Funchal

Cristina Pedra: oito páginas na história da mulher que manda no Funchal
D.R.

A megaoperação policial da Madeira, na qual foi detido o autarca Pedro Calado, levou-a à presidência da Câmara Municipal do Funchal — é a primeira mulher a assumir o cargo. É empresária, integra várias organizações regionais e nacionais e tem duas licenciaturas. Além de uma paixão pelo ténis de mesa.

Cristina Pedra: oito páginas na história da mulher que manda no Funchal

Ricardo Marques

Jornalista

1966

Do Monte para o mundo

Nasceu a 13 de maio, Dia de Nossa Senhora, no Funchal, na freguesia do Monte — mais precisamente na freguesia de Nossa Senhora do Monte, devido à ermida de Nossa Senhora da Encarnação, mandada construir em 1470, após uma aparição da Virgem.


1989

Empresas, economia...

Licenciou-se em Administração de Empresas pelo Instituto Superior de Economia. Dois anos depois, assume o cargo de diretora técnica da Empresa de Trabalho Portuário do Funchal, e é sócia de uma empresa de contabilidade.


2013

...e a seguir a advocacia

Licenciou-se em Direito pela Universidade Moderna em 2006. Já como advogada, é eleita presidente da Associação Comercial e Industrial do Funchal — Câmara de Comércio e Indústria da Madeira — torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo.





2015

Empresária e madrinha

A empresária madeirense, com assento em várias organizações regionais e nacionais, é notícia por aceitar ser a madrinha da bênção das capas dos finalistas da Escola Secundária Jaime Moniz.



2016

Ténis de mesa

Em 2015 conclui uma pós-graduação em Análise Financeira e torna-se vice-campeã de pares da Madeira em ténis de mesa. No ano seguinte integra o Conselho Consultivo da Comarca da Madeira.


2018

Limitação de mandatos

É o ano do adeus à Associação Comercial e Industrial do Funchal — Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF — CCIM). Na saída, a ainda presidente dá o seu aval à lista apresentada por Jorge Veiga França.


2021

Salto para a política

É convidada a integrar, como independente, a coligação Funchal Sempre à Frente, do PSD e CDS-PP, liderada por Pedro Calado. Torna-se vice-presidente da autarquia com sete pelouros.


2024

A primeira, outra vez

Assume a presidência da Câmara Municipal do Funchal após a renúncia ao mandato de Pedro Calado, detido por suspeita de crimes de corrupção, tráfico de influências, abuso de poder e prevaricação.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RMarques@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate