Exclusivo

Livros

Annie Ernaux: o Nobel para uma escritora em busca do seu lugar no tempo

Annie Ernaux, vencedora do Prémio Nobel da Literatura
Annie Ernaux, vencedora do Prémio Nobel da Literatura
CATI CLADERA

Aos 82 anos, a francesa Annie Ernaux foi distinguida esta quinta-feira pela Academia Sueca, tornando-se a 17.ª escritora, em 121 anos, a conquistar o mais prestigiado dos prémios literários

Com a habitual pontualidade e secura protocolar, o secretário permanente da Academia Sueca, Mats Malm, anunciou esta quinta-feira que o Prémio Nobel de Literatura de 2022 (no valor de dez milhões de coroas suecas, cerca de 918.000 euros), distingue a escritora francesa Annie Ernaux, pela “coragem e agudeza clínica com que põe a descoberto as raízes, os efeitos de alienação e os constrangimentos colectivos da memória pessoal”. Ernaux, a primeira mulher francesa a vencer o prémio – juntando-se a uma galeria de 15 homens, entre os quais se contam autores como André Gide, Albert Camus ou Patrick Modiano (este o mais recente, em 2014) –, foi imediatamente saudada, no Twitter, pelo presidente Emmanuel Macron, que vê nela “uma voz da liberdade das mulheres e dos esquecidos do século”. Entrevistada por uma cadeia televisiva sueca, a escritora agradeceu a “enorme honra”, sublinhando que a consagração vem acompanhada de “uma imensa responsabilidade, a de testemunhar o mundo através de uma forma de justeza e de justiça”.

Nascida em 1940, em Lillebonne, uma pequena povoação na Normandia, Annie Ernaux cresceu no seio da classe trabalhadora. O pai foi operário, a mãe tomava conta de um pequeno comércio (meio café, meio mercearia). Primeiro elemento da família a seguir estudos superiores, a escritora ficou desde cedo marcada por esse processo de ascensão social, fugindo de um mundo precário e pobre, em direcção aos confortos e tédios da burguesia, trajectória não isenta de arrependimentos, de sentimentos contraditórios e autoquestionamentos identitários, que acabam por ser uma das fontes e esteios da sua obra literária.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: josemariosilva@bibliotecariodebabel.com

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas