Génio ou vândalo? Porto recebe Banksy

A partir da próxima semana, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolhe a exposição "Banksy: Genius or vandal?", com mais de 70 obras do artista britânico, cuja identidade ainda não é conhecida
A partir da próxima semana, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolhe a exposição "Banksy: Genius or vandal?", com mais de 70 obras do artista britânico, cuja identidade ainda não é conhecida
A exposição com cerca de 70 obras ditas originais do artista urbano Banksy arranca no próximo dia 20 e ficará patente até 4 de setembro na Alfândega do Porto. São esculturas, instalações, vídeos e fotografias, provenientes de coleções particulares, como explica a organização da mostra em comunicado. Mas, como todas as outras exposições que foram dedicadas anteriormente a Banksy, também esta não é autorizada pelo artista, que continua a manter o anonimato, sublinha ainda a própria organização.
A promotora do evento, PEV Entertainment, afirma que os visitantes serão recebidos por uma "impressionante instalação audiovisual", especialmente criada para esta exposição, revelando pistas sobre o "misterioso artista", destacando as peças mais importantes.
Entre as obras mais reconhecidas presentes na exposição no Porto está a serigrafia original da série "Menina com um balão", semelhante àquela que foi destruída pelo próprio artista numa ação inédita na leiloeira Sotheby´s.
A identidade de Banksy permanece por revelar, mas os trabalhos a ele atribuídos têm alcançado valores elevados em leilões. Há três anos, esta mesma exposição esteve em Lisboa na Cordoaria Nacional.
Em 2015, o artista criou em Weston-super-Mare, uma cidade na zona costeira do oeste de Inglaterra, o parque de diversões Dismaland, uma sátira à Disneylândia, que contou com a participação mais de 40 artistas, entre os quais a portuguesa Wasted Rita. Funcionou durante cinco semanas, com um número de entradas limitado. E, em 2017, apresentou, na cidade palestiniana de Belém, o "Walled Off Hotel", o "hotel com a pior vista do mundo", direta para a barreira de separação da Cisjordânia, erguida por Israel.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt