Exclusivo

A Revista do Expresso

O extraordinário caso de Liz Truss: como chegou ao fim uma era que não chegou a começar

O extraordinário caso de Liz Truss: como chegou ao fim uma era que não chegou a começar
Carl Court/Getty Images

Liz Truss chegou a Downing Street pronta para revolucionar a economia do país. Em pouco mais de um mês, teve de renunciar a todas as grandes bandeiras, acabando por se demitir esta quinta-feira. O caminho para lá chegar foi longo: chegou a ser militante dos Liberais-Democratas, defendeu também a continuidade na União Europeia. Mas a queda foi a mais rápida da história do Reino Unido. O retrato de Truss, publicado na Revista E esta sexta-feira

Francisca Ferreira Marques, em Londres

As temperaturas estavam atipicamente altas nesse mês de julho, em 1994. Kiron Reid assegura que essa é a razão para estar com uns “horríveis” calções de banho, no meio de uma manifestação. Ativista liberal e ex-professor universitário, está longe de ser uma figura pública. A única razão para justificar as escolhas de indumentária, de há quase 30 anos, é uma fotografia num protesto, nesse tal verão quente, em que Reid surge ao lado de uma jovem Liz Truss. À data, eram ambos militantes dos Jovens Liberais-Democratas.

A famosa fotografia a preto e branco já circulou por várias vezes, nas diversas alturas em que Truss assumiu cargos de relevo no Governo. Desde que foi eleita pela primeira vez, em 2010, já foram sete: de secretária de Estado da Educação, a ministra do Ambiente, até ao cargo mais recente, a tutelar a pasta dos Negócios Estrangeiros. No entanto, foi na corrida à liderança do Partido Conservador que a imagem, captada numa manifestação em Twyford Down, se tornou viral. Nesse dia, milhares de pessoas protestavam em defesa do ambiente, contra a construção de uma autoestrada nesta zona, mas também contra uma lei que proibia raves, limitava o direito à manifestação e concedia mais poderes de revista aos polícias. O conservador John Major era o inquilino do número 10 de Downing Street.  

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate