Dona da Google negoceia compra de 'startup' de cibersegurança por 23 mil milhões de dólares

A Alphabet, a dona da Google, está em negociações avançadas para adquirir a empresa de cibersegurança Wiz por cerca de 23 mil milhões de dólares (21 mil milhões de dólares ao câmbio atual), avançou o Wall Street Journal no domingo. Este negócio poderá marcar a maior aquisição na história da Alphabet, ultrapassando a compra da Motorola por 11,4 mil milhões de euros em 2011.
A Wiz, fundada em Israel e agora sediada em Nova Iorque, é uma das startups de software de crescimento mais rápido a nível global, fornecendo soluções de cibersegurança baseadas na nuvem (cloud) com deteção de ameaças em tempo real e respostas alimentadas por inteligência artificial. A sua avaliação mais recente foi de 10 mil milhões de euros, de acordo com o Financial Times. A Wiz oferece soluções para segurança na cloud, assimilando dados da Amazon Web Services, Microsoft Azure, Google Cloud e outras plataformas de forma a verificar potenciais riscos de segurança.
Se for concluído, o negócio será a maior aquisição de sempre da Google. Mas a gigante tecnológica enfrenta agora níveis sem precedentes de controlo de práticas anticoncorrenciais. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou a Google de abusar ilegalmente do seu poder dominante de mercado para controlar o negócio dos motores de busca, o que levou a que os concorrentes fossem afastados e os clientes prejudicados ao obterem uma experiência de menor qualidade. A Google, por seu turno, argumentou que o seu motor de busca é simplesmente o melhor e que é por isso que é o mais popular, e não devido às suas transações comerciais.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt