Revista de imprensa

Dona da Google negoceia compra de 'startup' de cibersegurança por 23 mil milhões de dólares

Dona da Google negoceia compra de 'startup' de cibersegurança por 23 mil milhões de dólares
Pawel Czerwinski/Unsplash
Segundo o Wall Street Journal, a Alphabet poderá concretizar em breve a compra da Wiz, empresa especializada em soluções de segurança na cloud. Será a maior aquisição da dona da Google

A Alphabet, a dona da Google, está em negociações avançadas para adquirir a empresa de cibersegurança Wiz por cerca de 23 mil milhões de dólares (21 mil milhões de dólares ao câmbio atual), avançou o Wall Street Journal no domingo. Este negócio poderá marcar a maior aquisição na história da Alphabet, ultrapassando a compra da Motorola por 11,4 mil milhões de euros em 2011.

A Wiz, fundada em Israel e agora sediada em Nova Iorque, é uma das startups de software de crescimento mais rápido a nível global, fornecendo soluções de cibersegurança baseadas na nuvem (cloud) com deteção de ameaças em tempo real e respostas alimentadas por inteligência artificial. A sua avaliação mais recente foi de 10 mil milhões de euros, de acordo com o Financial Times. A Wiz oferece soluções para segurança na cloud, assimilando dados da Amazon Web Services, Microsoft Azure, Google Cloud e outras plataformas de forma a verificar potenciais riscos de segurança.

Se for concluído, o negócio será a maior aquisição de sempre da Google. Mas a gigante tecnológica enfrenta agora níveis sem precedentes de controlo de práticas anticoncorrenciais. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou a Google de abusar ilegalmente do seu poder dominante de mercado para controlar o negócio dos motores de busca, o que levou a que os concorrentes fossem afastados e os clientes prejudicados ao obterem uma experiência de menor qualidade. A Google, por seu turno, argumentou que o seu motor de busca é simplesmente o melhor e que é por isso que é o mais popular, e não devido às suas transações comerciais.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate