Revista de imprensa

Mais de 800 médicos do SNS reformaram-se este ano: é o número mais alto da última década

Mais de 800 médicos do SNS reformaram-se este ano: é o número mais alto da última década

Foram pelo menos 822 os clínicos que se aposentaram em 2023, o que supera as projeções feitas pelo Governo e baseadas nos dados da Administração Central do Sistema de Saúde

O número de médicos no Serviço Nacional de Saúde a reformar-se em 2023 aumentou 5% este ano, atingindo o valor mais alto da última década, de acordo com a análise feita pelo jornal “Público” às listas mensais de aposentados e reformados publicadas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) neste ano.

Foram pelo menos 822 os clínicos que se aposentaram este ano, o que supera as projeções feitas pelo Governo e baseadas nos dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) de 2019. Essas previsões apontavam para que menos de 700 profissionais saíssem do ativo em 2023.

Como relata o jornal, o pico de aposentações de médicos no SNS já tinha sido atingido no ano passado, com 822 clínicos a sair do ativo, segundo a CGA e a ACSS. Como diz o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Xavier Barreto, “já se sabia que isto ia acontecer”.

“Infelizmente era previsível, tínhamos estudos que indicavam que o pico de aposentações iria acontecer por esta altura, mas não nos preparámos para isto”, lamenta, em declarações ao “Público”. O número de aposentações deverá continuar a crescer nos próximos dois/ três anos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate