Abono de família terá aumento de 25% por cada filho

Abono de família e Complemento Solidário para Idosos terão aumento acima das atualizações regulares, escreve o Correio da Manhã
Abono de família e Complemento Solidário para Idosos terão aumento acima das atualizações regulares, escreve o Correio da Manhã
O valor do abono de família vai ter um aumento significativo no próximo ano. Segundo noticia do Correio da Manhã, em 2024 o valor mensal da prestação social terá um aumento equivalente a 25% por cada filho.
A medida estará prevista na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, que esta terça-feira será entregue na Assembleia da República, e abrange cerca de 925 mil pessoas. O reforço da prestação social representa um custo adicional de 244 milhões de euros.
Outra prestação social que terá um aumento acima do que decorre das regras normais de atualização é o complemento solidário para idosos, uma prestação social que abrange 150 mil reformados de baixos rendimentos e património.
O Correio da Manhã não adianta quanto será o aumento do próximo ano, mas refere que a medida terá um custo adicional de 130 milhões de euros.
Além de aumentos extraordinários, as prestações sociais serão igualmente atualizadas através do indexante de apoios sociais (IAS). Este indexante deverá subir entre 6% e 6,5%, e é determinante para a atualização do valor das pensões no próximo ano. Influencia também, por exemplo, o rendimento social de inserção (RSI), o abono de família ou as propinas, entre outros apoios.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt