Revista de imprensa

Governo quer contratar 300 médicos cubanos para trabalharem no SNS durante três anos

Governo quer contratar 300 médicos cubanos para trabalharem no SNS durante três anos
Paulo Vaz Henriques

Já foi pedido um parecer sobre o reconhecimento das qualificações dos clínicos cubanos à Ordem dos Médicos e ao Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, garante o “Jornal de Notícias”

O Governo pretende contratar cerca de 300 médicos de Cuba para começarem a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde em breve e durante três anos, avança o “Jornal de Notícias” esta quarta-feira.

Já foi pedido um parecer sobre o processo de reconhecimento das qualificações dos clínicos à Ordem dos Médicos e ao Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, no sentido de agilizar o recrutamento e os procedimentos para iniciarem funções, que são habitualmente demorados.

O processo está a ser levado a cabo pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Ao jornal, o Ministério da Saúde confirma que “decorrem trabalhos conjuntos” para a contratação de médicos estrangeiros, sem concretizar a nacionalidade.

Se os 300 médicos cubanos forem efetivamente recrutados, Cuba passa a ser o terceiro país estrangeiro com mais médicos inscritos na Ordem, logo a seguir a Espanha (1407) e ao Brasil (932).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate