Revista de imprensa

Quase metade dos moradores de Lisboa dizem sentir frio em casa no inverno

Quase metade dos moradores de Lisboa dizem sentir frio em casa no inverno
tiago miranda

Moradores de Lisboa optam por usar roupa mais quente ou por abrir janelas e estores antes de recorrerem a aparelhos de climatização para combater as temperaturas baixas ou altas

40% dos moradores de Lisboa dizem sentir frio em casa no inverno, segundo os resultados preliminares de um estudo sobre o desempenho térmico e pobreza térmica realizado pela Lisboa E-Nova - Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, a que o “Diário de Notícias” teve acesso. Já no verão, 52% dos que habitam na capital dizem sentir calor dentro de casa.

Estes moradores referem que o frio e o calor excessivos no interior das suas habitações afetam negativamente a saúde, nomeadamente a qualidade do sono. "Uma das principais conclusões deste estudo, referindo que em Lisboa ainda não tinha sido feito um deste género, é que acima de metade dos inquiridos reconhece que há uma relação entre conforto térmico e saúde", diz Sara Freitas, coordenadora de projeto na Lisboa E-Nova.

O estudo conclui, ainda, que antes de recorrer a aparelhos de climatização, os moradores de Lisboa optam por usar roupa mais quente ou apostar na abertura de janelas e estores. "Aqui a questão da pobreza energética e do conforto ainda é algo que está muito focado no inverno e na questão do aquecimento, e ainda não se percebeu que o calor excessivo também tem um impacto, que é mais gradual ao longo do tempo, mas ao qual se deve dar atenção, porque as cidades estão a ficar cada vez mais quentes", sublinha Sara Freitas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas