Revista de imprensa

Descida da classe 1 exige validação pela Via Verde

Os clientes Via Verde terão de enviar à empresa o documento único automóvel que comprove o seu acesso ao desconto

A alteração da classificação dos veículos para efeitos de pagamento de portagens, que passará mais modelos para a classe 1, entra em vigor no início de 2019, mas o processo não será automático, avança o “Jornal de Negócios” esta quinta-feira. A aplicação do desconto irá exigir a verificação e validação por parte da Via Verde.

Os clientes Via Verde terão de enviar à empresa o documento único automóvel que comprove o seu acesso ao desconto, tendo a empresa de confirmar que consta da lista do IMT para activar a alteração da classificação.

Neste momento, este processo está dependente da informação que os fabricantes automóveis têm de enviar ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), que, por sua vez, tem de publicar as listas com as homologações, lembra o matutino.

Segundo o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (Acap), Helder Pedro, as marcas começaram já a enviar ao IMT a indicação dos modelos de veículos por si fabricados ou importados cujas características cumprem os requisitos definidos - terem um peso bruto inferior a 2.300 quilos, uma altura ao primeiro eixo entre 1,10 e 1,30 metros e que cumpram a norma ambiental Euro 6 relativa às emissões automóveis.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate