Publicidade

XPENG G6: Quando a inovação transforma a mobilidade

XPENG G6: Quando a inovação transforma a mobilidade

No SUV Coupé 100% elétrico G6 da XPENG, o conforto junta-se à tecnologia para proporcionar uma nova experiência de mobilidade

Não foi preciso muito tempo para que a XPENG se afirmasse na indústria automóvel. Fundada na China, em 2014, a marca aposta na utilização de tecnologias inteligentes como ponto de viragem para a mobilidade do futuro. E, se precisasse de mostrar ao que veio, o veículo de voo elétrico (eVTOL), pensado para voos urbanos, X2, apresentado pela marca em 2022, é a melhor materialização da capacidade tecnológica do construtor automóvel chinês.

Este rápido enquadramento é importante para se perceber a filosofia desta marca que chega a Portugal (e a Espanha) pela mão da Salvador Caetano Auto. A missão é transformar a mobilidade 100% elétrica com tecnologia inteligente. E, de tal forma investiu nessa transformação, que rapidamente este construtor chinês se posicionou noutro patamar. Comprometida com a inovação, a empresa tem vindo, desde a sua fundação, a integrar tecnologias de ponta com inteligência artificial, conectividade e assistência avançada nos seus veículos. Apesar de estar sediada em Guangzhou, a marca tem centros de desenvolvimento e pesquisa não só na China mas também nos EUA, nomeadamente em Silicon Valley e San Diego.

Comprometida com a inovação, a XPENG tem vindo, desde a sua fundação, a integrar tecnologias de ponta com inteligência artificial, conectividade e assistência avançada nos seus veículos

A XPENG que, na Europa, começou por se estrear, há três anos, na Noruega (prosseguindo depois para a Dinamarca, Países Baixos e Suécia) chegou a Portugal no final do ano passado com três modelos, entre eles o SUV elétrico G6.

A marca XPENG chegou a Portugal no final de 2024 com três modelos, entre eles o SUV elétrico G6

Este foi o primeiro modelo a utilizar a base SEPA (Smart Electric Platform Architecture) 2.0 – uma plataforma capaz de responder às exigências da marca para os seus novos lançamentos –, o que faz dele o grande “porta-estandarte” das soluções tecnológicas pensadas pela XPENG para que os seus modelos sejam realmente únicos no mercado.

A TECNOLOGIA NA MOBILIDADE

Pensado para oferecer toda uma experiência integrada de mobilidade, o XPENG G6 começa, na verdade, a surpreender logo no exterior. Através de uma estética moderna, projetada para o futuro, este SUV Coupé consegue, logo ao primeiro contacto, convencer os indecisos, com um look desportivo que deixa adivinhar um interior repleto de tecnologia. E não engana. Abre-se a porta e estamos num espaçoso interior minimalista que estende a passadeira a todos os pormenores tecnológicos.

Num interior repleto de tecnologia destaca-se a qualidade dos materiais e acabamentos

No tablier salta à vista um ecrã de 14,96” com Xmart OS (que suporta o sistema de infoentretenimento) onde se pode aceder a diversas funcionalidades e, por exemplo, ajustar a climatização. Neste aspeto, importa referir que este G6 está equipado com um inteligente sistema de gestão térmica para que os passageiros desfrutem da climatização perfeita, ao mesmo tempo que é minimizado o consumo de energia. De resto, tudo no interior foi pensado para elevar o conforto ao máximo, para o qual contribuem, também, a qualidade dos materiais e acabamento, um completo equipamento de série que integra um sistema de áudio premium Xopera com 18 altifalantes, bem como bancos envolventes, ventilados e aquecidos na fila dianteira. E, graças a uma generosa distância entre eixos de 2,89 metros, não falta espaço no habitáculo.

O condutor do XPENG G6 pode aceder a diversas funcionalidades através de um ecrã de 14,96”

Depois, há toda uma série de detalhes que fazem a diferença, como os sistemas de assistência à condução XPILOT (que integra, entre outras funcionalidades, o estacionamento autónomo inteligente) e o assistente de voz “Hey, XPENG”. Tudo “pormenores” que são parte integrante da lista de equipamento do G6 e que são também um contributo para a classificação de segurança de cinco estrelas no Euro NCAP 2024, confirmando a excelência na proteção dos ocupantes e dos condutores em cenários de colisão.

E com a XPENG App – que, tal como os sistemas de condução autónoma avançados e o estacionamento automático são equipamento de série em todas as versões – é possível controlar o XPENG G6 à distância. O utilizador pode, entre outras funcionalidades, bloquear ou desbloquear o automóvel, iniciar a climatização e consultar o estado da bateria.

ELÉTRICO E PARA TODOS

Já que falamos em bateria... quase nos esquecemos que o G6 é, afinal, um veículo 100% elétrico e também aí, a XPENG marca pontos. Este SUV é pioneiro nas capacidades de carregamento ultrarrápido até 280 kW e para garantir que regressa à estrada com o menor tempo de paragem possível, a sua bateria pode ser carregada dos 10% aos 80% em menos de 20 minutos.

O G6 da XPENG é pioneiro nas capacidades de carregamento ultrarrápido até 280 kW

Estão disponíveis duas opções de bateria – de 66 kWh (LFP) para atingir até 582 km de autonomia WLTP (ciclo urbano); ou de 87,5 kWh (NCM) para uma autonomia de 708 até 773 km (ciclo urbano WLTP).

E três versões de motorização – RWD Standard Range com 190 kW/258 CV e 440 Nm; RWD Long Range com 210 kW/286 CV e 440 Nm; e AWD Performance, com uns impressionantes 350 kW/476 CV e 660 Nm.

Para que todos possam ter acesso ao G6 da XPENG, a Salvador Caetano Auto desenvolveu uma campanha de renting* com o valor de 299€/mês c/ IVA (1º aluguer de 20.750€ c/ IVA. Prazo 72 meses, 60.000 Km.)

*Nota legal: Renting, exclusivo para clientes Particulares. XPENG G6 RWD Standard Range com aluguer de 299€ c/IVA e com 1º aluguer de 20.750€ c/ IVA. Prazo 72 meses, 60.000 Km. Inclui Serviços de Manutenção, IPO e viatura de substituição. Condições válidas até 30 de junho de 2025, sujeito à aprovação por parte do Santander Consumer Services S.A., informe-se junto do Santander

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate