Prémio Nacional Turismo

Distinguir projetos em ano de recordes

Os grandes vencedores da quinta edição do Prémio Nacional de Turismo, que distinguiu sete projetos em cinco categorias
Os grandes vencedores da quinta edição do Prémio Nacional de Turismo, que distinguiu sete projetos em cinco categorias
João Girão
Prémios: com os dados a apontarem para 2023 como o melhor ano de sempre para o turismo nacional, o sector aponta tendências e elogia iniciativas de valor acrescentado. O Expresso e o BPI, em parceria com o Turismo de Portugal e a Deloitte, organizaram pelo quinto ano consecutivo o Prémio Nacional de Turismo

Apesar do “sentimento de incerteza” face à conjuntura mundial, como a guerra na Ucrânia, e “o efeito inflacionista que todos sentimos”, Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, assegurou, na entrega do Prémio Nacional de Turismo 2023, que “muito provavelmente este é o melhor ano de sempre da história do turismo”, com “um aumento de mais de 37% em receitas face ao ano de 2019”. Como que confirmando a força do sector turístico, em 2023 o Prémio Nacional de Turismo (PNT) bateu o recorde de candidaturas. A sustentabilidade foi o grande tema na cerimónia da quinta edição do PNT, que decorreu recentemente no Forte da Cresmina, no Guincho, e distinguiu sete projetos em cinco categorias. Neste contexto, Leonor Picão, em nome do Turismo de Portugal, realçou a importância das “questões ambientais e sociais, que devem estar compaginadas com a questão económica”.

O Razão Restaurante é um desses exemplos. Vencedor na categoria de Turismo Gastronómico, tem como lema “da horta para o prato”. Instalado no hotel Socalco Nature Calheta, na ilha da Madeira, o menu servido é elaborado e confecionado “em função do que estamos a produzir”, assegura Octávio Freitas, proprietário e chefe. O projeto também apostou na permacultura, que favorece a economia local através de um compromisso social sustentável, bem como na empregabilidade de mulheres com mais de 60 anos.

Combate ao desperdício

Disseminar a integração na sociedade é o objetivo do Único, espaço de restauração do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, resultante de uma ação conjunta entre o restaurante Este Oeste e a Academia Semear. Galardoado na categoria de Turismo Inclusivo, desempenha “um papel fundamental no sector da restauração, que permite ajudar pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento a tornarem-se cidadãos autónomos”, explicou Gonçalo Salgado, sócio e fundador do grupo SushiCafé, que integra a iniciativa. “O que estamos a fazer é empregar pessoas que vão semear noutros restaurantes” a valorização e a independência, bem como o foco na sazonalidade das matérias-primas, o combate ao desperdício alimentar e a aposta na economia circular.

A interação com a comunidade local também é visível no reforço da economia de Idanha-a-Nova graças ao Boom Festival 2022. Distinguido na categoria de Turismo Sustentável, este evento aposta na inovação e cria­tividade em nome do respeito pelo meio ambiente. Mariana Macedo, uma das administradoras e copartner, garante que “muitos dos sistemas que implementamos são inovadores em Portugal”. Como exemplo refere as casas de banho de compostagem, sem recurso a água, integradas desde 2006, “quando ainda não existia este sistema no país”. Torneiras com temporizador e redutor de caudal e chuveiros com utilização limitada, entre outras ações, comprovam o respeito pelo meio ambiente. Na quinta edição do PNT, uma iniciativa do Expresso e do BPI, foi ainda distinguido ex aequo, na categoria de Turismo Sustentável, o projeto AQUA+Hotéis “Água na medida certa”. A iniciativa tem como finalidade certificar e classificar a eficiência hídrica em em­preendimentos turísticos e Alojamentos Locais, a exemplo do que é feito com a energia. São avalia­dos o uso de energias renováveis, o aproveitamento de águas pluviais e a gestão de resíduos, entre outras boas práticas hídricas.

Inovação e recuperação

Realizado anualmente, em maio, na ilha do Faial, o Ultra Blue Island by Azores Trail Run venceu a corrida ao prémio Turismo Inovador. Utilização de sistemas avançados de cronometragem e localização por GPS, fornecendo atualizações da corrida em tempo real, destacam-se na iniciativa, que também “recuperou caminhos antigos, que já não se usavam, e que passaram a ter valor económico”, explica Mário Leal, coordenador do projeto. Ao longo da prova, os participantes podem conhecer vários vulcões e o grande património baleei­ro, entretanto recuperado, e até nos pontos de abastecimento estão disponíveis produtos locais e regionais.

O Montebelo Mosteiro Alcobaça Historic Hotel, instalado no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, ganhou na categoria de Turismo Autêntico. “Tínhamos de garantir a preservação e a autenticidade do espaço com o conforto de uma unidade hoteleira no segmento de luxo”, dentro de um monumento classificado como Património Mun­dial da UNESCO, justifica Jorge Costa, administrador da Visabeira Turismo. Foi também premiado o evento AgitÁgueda Art Festival, que aposta na valorização do que é local através de uma mostra cultural e patrimonial com forte preocupação ambiental.

Luís Araújo
Vencedor do prémio Personalidade do Ano

“É preciso dignificar a mão de obra qualificada”

Luís Araújo foi presidente do Turismo de Portugal entre fevereiro de 2016 e junho deste ano, desempenho reconhecido com o prémio Personalidade do Ano, atribuído pela primeira vez pelo PNT.

Quais os principais desafios para o turismo em Portugal?

Olho para os desafios de uma forma coletiva e não especificamente para Portugal. Temos uma oferta que se tem sabido adaptar às tendências, à sustentabilidade, à autenticidade, mas há desafios que tocam todo o mundo e este sector de um modo muito particular: mobilidade, relação entre o turista e os locais e a carreira, que no turismo deve ser entendida como futuro e de longo curso.

O tão falado novo aeroporto pode vir a ser a solução de futuro no âmbito da mobilidade?

A minha preocupação é de que maneira nos adaptamos aos condicionalismos e a infraestruturas como o novo aeroporto. Não é só para continuarmos a crescer, mas também para criar condições para que esse crescimento se faça. Não limito esta questão ao facto de termos ou não um novo aeroporto ou termos ou não comboio. É muito mais do que isso. As companhias aéreas, por exemplo, estão a fazer um grande esforço para se adaptarem à utilização de combustíveis fósseis mais amigos do ambiente.

Cidades como Lisboa e Porto estão já saturadas de turistas ou ainda há margem para crescer?

As cidades adaptam-se e o turismo trouxe a renovação que presenciámos nestes últimos anos. Precisamos de avaliar o que é feito, e esta componente tem de ser feita tanto do lado público, como do lado privado. Fico muito feliz por ver muito mais empresas, principalmente do lado do turismo, a abrirem iniciativas de sustentabilidade e de responsabilidade social e para com o planeta. Não é só trocar a garrafa de plástico pela garrafa de vidro que nos faz ser sustentáveis. Nesta vertente tem de existir um compromisso de quem constrói hotéis ou remodela edifícios.

Sem comprometer a qualidade do serviço, como se resolve a falta de recursos humanos qualificados no sector?

Se o turismo, ao longo dos anos, tem tido este estigma de ser uma atividade que não precisa de formação ou de grande capacidade técnica para ser exercido, a verdade é que não é assim. Passa também pelos empresários e por todos os que trabalham no sector dignificar a mão de obra qualificada. Não é só uma questão de salários, é também de formação, que tem de ser dirigida numa ótica de benefício para as empresas e, simultaneamente, de crescimento das pessoas. É necessário criar planos de carreira e condições para que as pessoas tenham uma maior coordenação entre a vida privada e a profissional. Temos de ser ainda mais inclusivos na atividade turística, abrangendo pessoas de outras nacionalidades e com outras opções de vida.

Prémio Nacional de Turismo

O Expresso e o BPI, em parceria com o Turismo de Portugal e a Deloitte, organizaram pelo quinto ano consecutivo o Prémio Nacional de Turismo (PNT), uma iniciativa para promover, incentivar e distinguir as melhores empresas, práticas e projetos do sector.

Textos originalmente publicados no Expresso de 8 de dezembro de 2023

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate