Sondagens

Sondagem da Católica: AD vence, direita com maioria, CDU e Livre em subida

Sondagem da Católica: AD vence, direita com maioria, CDU e Livre em subida
RUI DUARTE SILVA

Estudo realizado para o jornal ‘Público’ e a RTP mantém a distância entre AD e PS nos seis pontos percentuais

A Aliança Democrática vai vencer as eleições legislativas de 10 de março próximo, de acordo com a sondagem da Universidade Católica para o jornal “Público” e a RTP que foi divulgada nesta quinta-feira. O estudo indica que a coligação que reúne o PSD, o CDS e o PPM poderá conquistar 34% dos votos, uma marca superior em um ponto percentual àquela que se verificou na sondagem anterior realizada pela mesma entidade. O PS também sobe um ponto percentual ao crescer para 28%, mas a distância entre as propostas políticas mais votadas mantém-se em seis pontos.

Se os resultados do ato eleitoral do próximo domingo confirmarem o acerto desta sondagem da Católica, o Chega terá 16% dos votos, o que equivale a um recuo de um ponto percentual em comparação com o estudo anterior, embora represente um salto para mais do dobro no nível de votação do partido de André Ventura em relação às eleições legislativas de 2022. A Iniciativa Liberal regista 6% das preferências dos inquiridos e, com este desempenho, os partidos de direita asseguram uma maioria de 56%.

O Bloco de Esquerda e a CDU surgem empatados, com 5% para cada um dos partidos, sinalizando uma subida da coligação liderada pelo PCP em comparação com a sondagem anterior, enquanto o Livre atinge 3%, quase triplicando a votação face a 2022, mas registando um quebra face ao estudo precedente. Também em perda surge o PAN, de 2% para 1%.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate