Sondagens

Sondagem da Aximage: 74% dos portugueses consideram "pouco" ou "nada esclarecedoras" explicações de Marcelo sobre o caso das gémeas

Sondagem da Aximage: 74% dos portugueses consideram "pouco" ou "nada esclarecedoras" explicações de Marcelo sobre o caso das gémeas
PAULO CUNHA/Lusa

A maioria dos portugueses tem conhecimento do caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no hospital de Santa Maria, mas não se sente esclarecida com as explicações do Presidente. 35% consideram mesmo que Marcelo não reúne condições para ficar até ao fim do mandato, revela a sondagem realizada para o Diário de Notícias

Uma larga maioria dos portugueses (74%) não se sente esclarecida com as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o tratamento das gémeas luso-brasileiras, revela uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias (DN). A percentagem engloba 42% que acham que a explicação do Presidente da República foi pouco esclarecedora e 32% que a consideram nada esclarecedora. Apenas 21% dos portugueses inquiridos dizem ter ficado esclarecidos.

As duas gémeas foram tratadas no Hospital de Santa Maria para a atrofia muscular espinhal em 2020, com o caso a merecer agora o escrutínio público sobre a atuação do Presidente da República. A sondagem revela que os portugueses estão a acompanhar os desenvolvimentos, sendo que 95% ouviram falar “do caso das gémeas luso brasileiras”.

A maioria dos portugueses (56%) avalia de forma negativa e muito negativa a atuação do Presidente. Apenas 14% consideram a atuação positiva (10%) ou muito positiva (4%). 26% dos inquiridos não acharam nem bem nem mal.

A popularidade de Marcelo foi abalada com este caso. Cerca de 48% dos inquiridos considera que o Presidente tem condições para levar o seu mandato presidencial até ao fim, mas 35% consideram que Marcelo não reúne condições para ficar. Os restantes 17% dizem não saber.

Por fim, no que se refere à cobertura noticiosa do caso, a maioria considera-a positiva (19% tem uma opinião muito boa e 36% boa), sendo que 16% têm uma opinião negativa.

O trabalho de campo para a realização da sondagem decorreu entre 11 e 12 de dezembro, com uma amostra de 515 entrevistas e margem de erro de 4,3%.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate