5 abril 2023 23:22

“O Manguito”, obra que simboliza “o descontentamento pelo desgoverno do país”, foi acolhida no palácio de Belém e vai estar aberta ao público
rui ochoa/presidência da república
Depois da ida ao terreno a convite do primeiro-ministro para ver obras do PRR, o Presidente não tenciona repetir. Com a contestação a aumentar, Marcelo não quer atiçar a rua, mas não aliviará a pressão sobre Costa e sente que o desgaste do ciclo segue o seu caminho. “Só é preciso a oposição ajudar”
5 abril 2023 23:22
Se há imagens que valem por mil palavras, dificilmente o Presidente da República, que há um mês classificou o Governo de “maioria requentada”, arranjaria melhor ‘emblema’ para a situação. “O Manguito”, obra que Marcelo Rebelo de Sousa decidiu albergar nos jardins de Belém e que, segundo uma nota da Presidência, “muito em breve o público poderá apreciar”, não ofende a ideia da maioria gasta. Pelo contrário, segundo o autor, Carlos Oliveira, “O Manguito” traduz “o descontentamento dos portugueses pelo desgoverno do país”.
Belém explica que a receção a “O Manguito” apenas replica o que “já se fez noutras oportunidades”, e a assessoria cultural irá convidar outros artistas para também ali exporem durante o período em que o museu e os jardins costumam abrir ao público. Mas dificilmente o artista Carlos Oliveira, que se diz “discípulo de Salgueiro Maia”, teria melhor oportunidade para arejar a obra que criou há 10 anos do que os tempos de tensão social que atravessam o país e a que nem a coabitação Belém/S. Bento escapa.