O secretário-geral do PCP irá marcar presença nos três dias de rentrée comunista. Já Jerónimo de Sousa ficará fora dos painéis de debate e irá juntar-se ao sucessor apenas no comício de encerramento
Depois de um ano marcado por duas eleições, Paulo Raimundo chega à sua segunda Festa do “Avante!” enquanto secretário-geral do PCP. Apesar de ter aumentado a notoriedade, o líder comunista enfrentou dois maus resultados eleitorais consecutivos e novas polémicas como o apoio a Nicolás Maduro na Venezuela. Agora, a rentrée comunista é o momento para dar um passo em frente e mostrar um PCP reconsolidado, motivado e pronto para lutar pelo protagonismo na oposição ao Orçamento do Estado (OE) para 2025.
A pensar nisso, o líder comunista irá marcar presença nos três dias da Festa do “Avante!”, na Quinta da Atalaia (Seixal). No primeiro dia está marcada uma visita ao espaço das exposições – que este ano celebra a Festa dos Tabuleiros de Tomar –, no sábado Paulo Raimundo junta-se ao “momento de solidariedade” pela Palestina e, no último dia, sobe ao palco principal para protagonizar o comício de encerramento. Apesar deste último momento ser o mais relevante politicamente, é esperado que o secretário-geral do PCP tenha pequenas intervenções nos restantes dias.
O discurso de encerramento irá abordar os temas mais relevantes para o PCP como a “valorização do trabalho e dos trabalhadores”, a “escola pública”, a “habitação e transportes”, o “ambiente” e a “imigração”, de acordo com o gabinete de imprensa do PCP. Contudo, a nuvem do OE que tem pairado sobre as rentrées de todos os partidos – nomeadamente, PS, PSD e Bloco de Esquerda – também deverá passar pela Quinta da Atalaia.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mcoutinho@expresso.impresa.pt