Partidos

Iniciativa Liberal: vários lugares mantidos, duas promoções, independentes (e uma ausência notória) nas listas para as legislativas

Iniciativa Liberal: vários lugares mantidos, duas promoções, independentes (e uma ausência notória) nas listas para as legislativas
NUNO BOTELHO

Ao contrário do que é habitual, o líder do partido não concorre por Lisboa ou Porto, onde a eleição é quase certa. Rui Rocha volta a encabeçar a lista da IL por Braga, à semelhança das últimas legislativas, onde teve uma presença forte na campanha, quando Cotrim de Figueiredo ainda era presidente dos liberais. Mantém vários lugares, mas aposta também em surpresas nas listas para as eleições de 10 de março

Iniciativa Liberal: vários lugares mantidos, duas promoções, independentes (e uma ausência notória) nas listas para as legislativas

Liliana Coelho

Jornalista

“A decisão mais fácil foi mesmo para mim”, confessou Rui Rocha na sexta-feira num jantar-comício da Iniciativa Liberal (IL) em Setúbal, onde lançou os candidatos do partido para os principais círculos eleitorais nas legislativas. Os nomes foram validados este sábado na reunião do Conselho Nacional (CN), que decorreu em Leiria, com 51 votos a favor, duas abstenções e 11 votos contra.

Ao contrário do que é habitual, o líder do partido não concorre por Lisboa ou Porto, onde a eleição é quase certa. Rocha volta a encabeçar a lista da IL por Braga, à semelhança daquilo que aconteceu nas últimas legislativas, onde teve uma presença forte na campanha, quando Cotrim de Figueiredo ainda era presidente dos liberais. Essa questão terá estado em cima da mesa, mas o presidente da IL mostra-se, assim, confiante no crescimento dos votos nas urnas.

O deputado e vice-presidente da IL Bernardo Blanco vai encabeçar a lista do partido por Lisboa, sucedendo a Cotrim de Figueiredo que concorrerá pelo círculo da Europa. É uma das fortes apostas da direção liberal, já era apontado como um jovem quadro com futuro na anterior comissão executiva e ganhou maior visibilidade na comissão de inquérito à TAP.

O ex-presidente dos liberais, que já foi anunciado cabeça de lista do partido às eleições para o Parlamento Europeu, poderá assim começar a fazer campanha sobre as questões europeias.

Duas promoções de deputadas municipais

Ainda por Lisboa há duas promoções de liberais: a primeira é a de Mariana Leitão, deputada municipal em Oeiras e chefe do gabinete parlamentar da IL, que sobe do 8.º para o 2.º lugar, que foi de Carla Castro nas últimas eleições, e Angélique da Teresa, deputada municipal em Lisboa, que surge na quarta posição da lista, ambos lugares elegíveis à partida. O líder parlamentar, Rodrigo Saraiva, mantém, por sua vez, o terceiro lugar da lista. Recorde-se que nas últimas eleições a IL elegeu quatro deputados pelo círculo de Lisboa.

No Porto, o antigo presidente dos liberais, Carlos Guimarães Pinto, e a deputada Patrícia Gilvaz mantêm também o primeiro e segundo lugar da lista, respetivamente. Já o coordenador do núcleo da IL do Porto, Albino Ramos, aparece no 3.º lugar da lista, substituindo Vicente Ferreira da Silva, fundador e ex-membro da direção que já saiu do partido. A deputada Joana Cordeiro volta a ser também a número um por Setúbal.

Entre os nomes conhecidos este sábado estão Miguel Silvestre, ex-candidato da IL nas eleições autárquicas de 2021 à Câmara de Alcobaça que será cabeça de lista por Leiria; Mário Amorim Lopes, docente universitário e vogal da direção da IL que será número um por Aveiro. O chefe de operações ANA Aeroportos Pedro Bettencourt encabeçará, por sua vez, a lista da IL por Faro.

Candidatos independentes entre as surpresas

Mas há ainda independentes entre as novidades das candidaturas da IL: Pedro Brinca e Graça Canto Moniz. O investigador associado da Nova SBE será o cabeça de lista da IL por Coimbra, enquanto a docente universitária integrará a lista por Lisboa. Ambos já são membros do Conselho Consultivo do ILab (Laboratório de Ação Política da IL). Já a independente Teresa Vaz Antunes será cabeça de lista pelo círculo fora da Europa.

A mais notória ausência das listas é Carla Castro, que contou com 44% dos votos nas eleições internas. A deputada e ex-vice presidente da bancada derrotada por Rocha na disputa interna, em janeiro, recusou passar da 2.ª posição da lista da IL por Lisboa para o 7.º ou, no limite, 5.º lugar da lista, visto que qualquer um dos lugares seria dificilmente elegível. Alguns conselheiros nacionais já manifestaram o seu desagrado com a opção da direção na reunião deste sábado.

Além da aprovação dos candidatos a deputados às eleições de 10 de março, consta da ordem de trabalhos do CN deste sábado o debate e deliberação das alterações ao Regimento da VIII Convenção Nacional adiada na última reunião e ainda a apreciação e deliberação do orçamento da IL para o próximo ano.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lpcoelho@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate