Durante as jornadas parlamentares do PSD, que decorreram esta semana na Assembleia da República, um deputado social-democrata deu um guião para o partido reagir à proposta de Orçamento de Estado de Fernando Medina: “Isto é o básico da política: quanto te falam do tema A, mudas a conversa para o tema B”, aponta ao Expresso um parlamentar, rejeitando a ideia de um discurso de oposição esvaziado pelo Governo.
“O partido tem de bater o pé e insistir em temas como a saúde, educação e habitação, que dizem respeito à vida das pessoas”, acrescentou. Com o debate sobre o OE24 à porta, o partido tenta jogar em todos esses tabuleiros. “Dentro do que é a discussão orçamental, identificamos cinco prioridades: rendimento das famílias, competitividade da economia, habitação, saúde e educação”, enumera ao Expresso Joaquim Miranda Sarmento, líder parlamentar do PSD.
Na habitação, o partido vai insistir no pacote de dez medidas que já apresentou na passada sessão legislativa, cinco das quais chegaram a ser viabilizadas pelo PS, que assinalou “convergências” em temas como a simplificação dos licenciamentos e dos incentivos à construção. O debate será na próxima semana.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: tsoares@expresso.impresa.pt / tiago.g.soares24@gmail.com