Governo aprova localização do novo aeroporto esta tarde

Conselho de ministros reúne-se esta terça-feira. Localização deve seguir recomendação de Alcochete dada pela Comissão Técnica Independente
Conselho de ministros reúne-se esta terça-feira. Localização deve seguir recomendação de Alcochete dada pela Comissão Técnica Independente
Editora de Política
João Diogo Correia, em Estocolmo
Jornalista
O Governo vai aprovar esta tarde a localização do novo aeroporto de Lisboa, tendo sido marcada reunião do Conselho de Ministros para as 15h30. A localização decidida pelo Governo deve seguir a recomendação de Alcochete dada pela Comissão Técnica Independente (CTI). Luís Montenegro cumpre assim uma das suas promessas eleitorais - decidir rapidamente a localização do aeroporto - e, ao antecipar o Conselho de Ministros de quinta para terça, chega ao seu primeiro debate quinzenal com o anúncio feito.
Em janeiro, numa participação do podcast do Expresso Comissão Política, Montenegro prometeu uma decisão rápida sobre a localização e também garantiu que iria seguir a metodologia da CTI, apesar de ter criado um grupo de trabalho sobre obras públicas no PSD, onde estava o atual ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz. E qualquer condicionamento pelo facto de José Luís Arnaut, ex-ministro e ex-dirigente do PSD, ser presidente da ANA - Aeroportos e ter uma posição favorável ao Montijo. “Tenho uma liberdade total na minha ação política e o PSD também. O dr José Luís Arnaut é um conhecido militante do partido, não tem a minima influência na gestão deste e de qualquer outro assunto em termos partidários. Nem sequer falo com ele sobre isto”, declarou Montenegro na altura.
A metodologia da CIT foi acordada entre o Governo de António Costa, ainda com Pedro Nuno Santos como ministro das Infraestruturas, e o PSD liderado já por Montenegro e com Pinto Luz a ser uma espécie de porta-voz para Infraestruturas, pasta que teve como secretário de Estado no segundo Governo liderado por Pedro Passos Coelho. Um Governo que durou cerca de duas semanas e que, ainda assim, decidiu a privatização da TAP.
Durante a campanha para as legislativas de 10 de março, tanto Montenegro como Pedro Nuno Santos prometeram decisões rápidas sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa. Ambos também defenderam que seria preferível haver consenso entre os dois maiores partidos, mas manifestavam vontade de decidir rapidamente, mesmo sem consenso.
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