Governo

Questionário pode acender "sinal vermelho", mas não basta para travar nomeações. Para que serve o novo mecanismo de escolha de governantes?

13 janeiro 2023 18:36

Rita Dinis

Rita Dinis

Jornalista

tiago petinga

Questionário de 36 perguntas que novos governantes terão de preencher, com informações que vão desde as atividades anteriores à indemnização recebida, passando por processos judiciais em que estejam envolvidos ou em que algum familiar esteja envolvido, permitiria ao Governo saber de todos os casos polémicos dos últimos meses. Mas não impediria, necessariamente a nomeação. Respostas são sigilosas e serão destruídas após cessação de funções. Ponto por ponto, o que está em causa no novo mecanismo

13 janeiro 2023 18:36

Rita Dinis

Rita Dinis

Jornalista

Chama-se “questionário de verificação prévia à propositura de membros do Governo ao Presidente da República” e pretende dar resposta a problemas como os que o Governo tem tido nos últimos meses, com 13 demissões no curto espaço de nove meses de governação. O novo mecanismo foi apresentado pela ministra da Presidência esta quinta-feira, depois de ter sido discutido numa longa reunião de Conselho de Ministros, e depois de António Costa ter admitido na Assembleia da República que Marcelo se tinha oposto a uma versão inicial da proposta. Mas para que serve de facto?