Presidenciais 2026

Mário Ferreira foi o anfitrião de um almoço entre Gouveia e Melo e André Ventura

Gouveia e Melo anunciou a sua candidatura à presidência da República em maio
Gouveia e Melo anunciou a sua candidatura à presidência da República em maio
MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

De acordo com o jornal Público, o empresário que tutela a TVI e CNN Portugal promoveu um almoço com o líder do Chega e o candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo

Mário Ferreira foi o anfitrião de um almoço entre Gouveia e Melo e André Ventura

Rita Dinis

Jornalista

O almoço que juntou Henrique Gouveia e Melo e André Ventura aconteceu no final de agosto, na Quinta da Carlota, em Torres Vedras, e surgiu numa altura em que o líder do Chega ainda não decidiu se vai avançar com uma candidatura presidencial, sendo que nunca excluiu a hipótese de vir a apoiar o ex-almirante.

O Chega reúne esta sexta-feira o Conselho Nacional para decidir sobre a candidatura presidencial. André Ventura chegou a anunciar a sua candidatura, mas recuou na sequência das legislativas antecipadas.

De lá para cá, Ventura tem dado sinais de que poderá manter a candidatura, mas, em maio, numa entrevista à SIC, não excluiu totalmente o apoio a Gouveia e Melo. Na altura, Ventura disse que apoiaria “um candidato forte, independente, acima dos interesses partidários e firme na luta contra a corrupção”. Um ano antes, contudo, Ventura tinha mostrado entusiasmo pela candidatura do ex-almirante, que, no entanto, rejeitou o apoio formal do partido de Ventura.

Nas redes sociais, o diretor de campanha de Luís Marques Mendes, Duarte Marques, reagiu à notícia criticando o alegado "suprapartidarismo" de Gouveia e Melo, instante os três intervenientes do evento a "dar explicações públicas".

Criticando em particular a ação de Gouveia e Melo, que pretende fazer uma campanha posicionando-se acima dos partidos, o ex-deputado do PSD questiona "onde está afinal o seu suprapartidarismo". "Afinal onde está a sua independência face aos partidos?", questiona, rematando que "afinal é igual aos piores políticos tradicionais".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rdinis@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate