A Aliança Democrática (com 33%) surge à frente do Partido Socialista (27%) na mais recente sondagem realizada pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para o “Público”, RTP e “Antena 1”.
Em comparação com o inquérito de opinião anterior feito pelo mesmo instituto, Bloco de Esquerda (5%), Livre (4%), CDU (3%) e PAN (2%) sobem, cada um deles, um ponto percentual, mostrando que há um recuo da lógica de voto útil nos dois partidos preferidos pelos eleitores.
Com as subidas dos partidos mais pequenos, a coligação do PSD, CDS e PPM, juntamente com a Iniciativa Liberal (mantém-se nos 6%), reúne a mesma percentagem atribuída a PS, BE, Livre e CDU juntos. Como realça o jornal “Público”, neste cenário de empate técnico entre os dois blocos, excluído o Chega – se as eleições se realizassem à data do inquérito – , o PAN poderia influenciar a formação de uma maioria relativa na Assembleia.
Nesta sondagem, porém, o Chega consegue 17% das intenções de voto. Sem o seu apoio (que a AD e IL excluem) seria impossível uma maioria de 116 deputados na AR.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt