Exclusivo

Legislativas 2024

Raimundo não consegue evitar novo tombo, mas PCP mantém-se disponível para “convergências”

Paulo Raimundo fala sobre os resultados da CDU nas eleições legislativas de 2024.
Paulo Raimundo fala sobre os resultados da CDU nas eleições legislativas de 2024.
Ana Baiao

Apesar da campanha em crescendo, Paulo Raimundo não conseguiu evitar uma nova queda eleitoral. Depois de terem perdido metade do grupo parlamentar, reduzem a bancada dos seis para quatro deputados. O líder comunista admitiu derrota, mas acredita que “história não acabou aqui”

Raimundo não consegue evitar novo tombo, mas PCP mantém-se disponível para “convergências”

Ana Baião

Fotojornalista

A sala que a CDU escolheu para a noite eleitoral permaneceu em silêncio desde que foram conhecidas as projeções dos resultados. Os olhos ficaram fixados nos ecrãs das televisões e dos telemóveis e nem a eleição da primeira deputada – Paula Santos, por Setúbal – interrompeu o transe em que os comunistas se viram envolvidos. O responsável pelo trancar dos rostos foi exatamente foram as projeções à boca das urnas que colocaram a CDU, na melhor das hipóteses a reduzir dos seis para os cinco deputados. Os resultados, conhecidos a conta-gotas, mostraram um cenário mais negro: apenas quatro deputados eleitos, uma nova redução da bancada parlamentar. Os votos nos comunistas têm vindo a cair desde 2019 e nem a mudança de liderança foi capaz de inverter o rumo.

Na espera quase interminável pela eleição do primeiro deputado comunista (que só aconteceu por volta das 23 horas), havia militantes sentados no chão, a andar pelos corredores ou colados às cadeiras. “Já hiperventilamos”, ouvia-se de uma das militantes presentes. “Lá estaremos de cabeça levantada”, ouviu-se de outro.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mcoutinho@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate