Exclusivo

Legislativas 2024

Mapa da abstenção, concelho a concelho: nunca tantas pessoas tinham votado numas eleições em Portugal

Foi contabilizado um recorde de 6,1 milhões de votantes: dois terços dos eleitores inscritos deslocaram-se para votar nestas legislativas. A taxa de abstenção foi de 33,8%, a mais baixa em quase 30 anos, desde as eleições legislativas de 1995. O concelho do Sardoal, em Santarém, foi o que teve maior participação eleitoral: 76% dos eleitores foram votar. E, desta vez, só há uma pequena minoria de municípios onde a abstenção superou os 50%, quase todos nos Açores

Mapa da abstenção, concelho a concelho: nunca tantas pessoas tinham votado numas eleições em Portugal

Sofia Miguel Rosa

Jornalista infográfica

Nunca antes tinham votado tantas pessoas numas eleições em Portugal como nas legislativas deste domingo: houve 6,1 milhões de votantes, mais 745 mil do que nas eleições para a Assembleia da República em 2022, segundo os números da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Olhando para trás, nas legislativas de 1979 e de 1980, houve 6 milhões de pessoas a deslocarem-se às urnas. E nas eleições para a Assembleia da República em 1985 foram contabilizados 5,8 milhões de votantes. Já em eleições autárquicas, o recorde do número de pessoas foi alcançado em 2009, com 5,5 milhões de votantes. Nas eleições presidenciais, o máximo foi alcançado em 1980, com 5,9 milhões de votos. E nas eleições para o Parlamento Europeu nunca houve mais de 5,6 milhões de pessoas a irem às urnas, mostram os dados da Pordata.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ralbuquerque@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate