Sondagem: Luís Montenegro com mais “potencial de voto” do que Pedro Nuno Santos
António Pedro Ferreira
Sondagem para DN, JN e TSF mostra que líder do PSD tem “mercado” para ganhar eleições, falta perceber se consegue convencê-lo. Líder do PCP Paulo Raimundo é quem tem maior taxa de rejeição
Luís Montenegro é o candidato a primeiro-ministro com maior potencial de voto, segundo uma sondagem da Aximage. Assim como já era em novembro, quando a referida empresa de sondagens fez o mesmo estudo sobre até onde pode ir cada candidato - e qual a taxa de rejeição de cada um. Agora, a mês e meio das eleições, Montenegro (52%) surge cinco pontos percentuais à frente de Pedro Nuno Santos (47%).
O potencial de voto avalia a percentagem de eleitores que “votariam de certeza” ou “poderiam votar” nos candidatos e é parte do estudo da Aximage para o DN, JN e TSF, em destaque nos órgãos do grupo Global Media este sábado. O trabalho de campo foi feito entre 16 e 20 de janeiro, o que exclui o mais recente caso judicial a abalar a política portuguesa (que levou à queda do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque), mas também a Convenção da Aliança Democrática (AD) do fim de semana passado.
A julgar por estes resultados, o líder do PSD tem um “mercado eleitoral” suficientemente amplo para conseguir ganhar eleições - falta converter o potencial em votos efetivos. 25% dos inquiridos disseram que “votariam de certeza” e 27% responderam que “poderiam votar”.
Pedro Nuno Santos, candidato do PS, o partido que continua a aparecer em primeiro lugar nas sondagens, surge nesta com 47% de potencial de voto e o mesmo valor de taxa de rejeição.
Na sondagem da Aximage, Mariana Mortágua é a líder com o terceiro maior potencial eleitoral, atingindo os 37% e uma taxa de rejeição de 55%. O recorde quanto a respostas de “nunca votaria” fica entregue ao parceiro de geringonça CDU, corporizado por Paulo Raimundo - 71% de rejeição. Nessa matéria, o líder do PCP é seguido por Inês Sousa Real (63%) e André Ventura (62%), com taxas de rejeição muito acima dos 50%. Por outro lado, o líder do Chega é, de longe, o que tem o maior grupo de eleitores fiéis fora dos dois grandes partidos: 13% responderam que votariam de certeza em Ventura.