Exclusivo

Resultados Europeias 2024 - Portugal

A noite em que os vencedores também perderam e os derrotados também ganharam

Mesmo com uma derrota nas europeias, Luís Montenegro pode achar que tem o PS no bolso. Para já...
Mesmo com uma derrota nas europeias, Luís Montenegro pode achar que tem o PS no bolso. Para já...
Rui Duarte Silva

Montenegro diz que teve um suplemento de “alento” para “os próximos anos” e Pedro Nuno Santos exigiu-lhe “humildade”. Mas o socialista garantiu que o Governo “não ficou em causa” e que não será o PS a causar “instabilidade”. Depois de ter personalizado toda a campanha, no fim da noite eleitoral, André Ventura não quis fazer extrapolações

A noite em que os vencedores também perderam e os derrotados também ganharam

Liliana Valente

Coordenadora de Política

As projeções davam a vitória ao PS, os primeiros resultados iam mostrando essa vitória pela margem mínima, mas no Altis, havia silêncio e o vazio. Marta Temido conseguiu a primeira vitória para uma mulher a nível nacional e a primeira vitória do legado de Pedro Nuno Santos, mas acabou por saber a pouco aos socialistas. Apesar da derrota, a consequência do cruzamento de resultados das eleições europeias é um suplemento de “alento” à AD: o cenário das legislativas inverteu e o seu principal adversário ganhou, mas por pouco, e o Chega perdeu gás como ainda não tinha perdido. No fim da noite, o vencedor também perdeu (o PS ficou com 8 eurodeputados em vez de 9) e o primeiro derrotado também ganhou: Montenegro vê uma crise política provocada pela oposição um pouco mais longe.

Além do PS, apenas a Iniciativa Liberal (9,07%) apareceu a cantar vitória e foi,de facto, o partido que alcançou uma vitória, sem mas, nem contudos. O partido conseguiu eleger dois deputados e ficou a 28.536 votos de ultrapassar o Chega (9,79%). Cotrim de Figueiredo diria que com este resultado a IL é o único partido “capaz de ir buscar os votos dos descontentes” e que a IL mostra que “é possível combater o voto de protesto estéril”.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lvalente@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate