Europeias 2024

Salvini e Le Pen querem unir todas as forças do "centro direita" em Bruxelas

Matteo Salvini e Marine Le Pen lideram partidos populistas em Itália e em França
Matteo Salvini e Marine Le Pen lideram partidos populistas em Itália e em França
reuters

Objetivo é tentar unir todas as forças do "centro-direita": " sem abertura a esquerdistas e eco-fanáticos e a determinação em mudar esta Europa", referiram fontes do partido italiano

O líder Liga Italiana, Matteo Salvini, de extrema-direita, e a francesa Marie Le Pen, também de extrema-direita, reuniram-se, esta quarta-feira, em Bruxelas e concordaram com o objetivo de tentar unir todas as forças do "centro-direita", afirmaram fontes do partido italiano.

"Unidade do centro-direita, sem abertura a esquerdistas e eco-fanáticos e a determinação em mudar esta Europa", foi o que Matteo Salvini e Marine Le Pen, da União Nacional (RN, na sigla em francês), saiu da conversa entre os dois políticos, acrescentaram as mesmas fontes.

A conversa serviu de antevisão para a reunião com todos os líderes que formam o grupo Identidade e Democracia (ID), adiantaram.

Segundo Salvini, "os cidadãos europeus exprimiram-se muito claramente. Só Macron [presidente francês]e Von der Leyen [presidente da Comissão Europeia] não se aperceberam disso", acrescentaram.

Os dois reuniram-se depois com outros líderes do grupo Identidade e Democracia, Geert Wilders, Tomio Okamura, Harald Vilimsky, Gerolf Annemans, Tom Van Grieken, Morten Messerschmidt, bem como português André Ventura do Chega.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate