Exclusivo

Europeias 2024

As europeias na Suécia — Greta Thunberg continua no centro da batalha climática

Detenção de Greta Thunberg à porta do Parlamento sueco, em Estocolmo, em março de 2024
Detenção de Greta Thunberg à porta do Parlamento sueco, em Estocolmo, em março de 2024
Michael Campanella/Getty Images
A questão climática volta a criar agitação política na Suécia. No período que antecede as eleições europeias, esta questão está a revelar-se uma prioridade central para os suecos. No centro do debate: a ativista climática Greta Thunberg e o partido de direita nacionalista Democratas Suecos. Este artigo faz parte do projeto de colaboração Voices of Europe 2024, que envolve 27 meios de comunicação social de toda a UE e é coordenado pelo Voxeurop

Erik Nilsson*

Mais um dia. Mais uma detenção de Greta Thunberg. A mundialmente famosa ativista do clima, de lenço palestiniano roxo, é arrastada, com os joelhos no chão e um polícia em cada braço.

Esta primavera, Thunberg instalou-se no edifício do Parlamento, no centro de Estocolmo. Com outro ativista do clima, tem bloqueado a entrada. O local fica a dois passos do sítio onde as greves escolares começaram há alguns anos.

A mensagem também é a mesma, mas a ação é mais obstrutiva. “Estamos a viver uma crise aguda, uma emergência planetária. Aqueles de nós que podem agir têm a responsabilidade moral de o fazer”, afirmou Thunberg.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate