1974
Berço materno
Nasce seis dias antes da Revolução dos Cravos. A mãe queria que fosse para padre, mas acabará na Arqueologia e, tal como o irmão, na política — neste campo, influenciado pela “consciência crítica” da progenitora.
1996
Arqueólogo
Licencia-se em História, variante de Arqueologia. Mais tarde, tornar-se-á mestre e doutor em História Regional e Local pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de História de Aquém e de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa.
2009
Irredutíveis gauleses
Com o irmão Filipe Sousa, cria o Grupo de Cidadãos Eleitores na freguesia de Gaula, no dia da Revolta da Madeira. Precursor do JPP, o movimento levou ao afastamento do PSD e do jardinismo da presidência do município de Santa Cruz, vencendo com maioria absoluta a junta de freguesia de Gaula (da qual se tornará presidente).
2009
Prémio Europeu
Recebe o Prémio Europeu de Arqueologia, atribuído pelo Council For Kentish Archaeology, do Reino Unido, pelo trabalho científico de arqueologia e defesa do património levado a cabo em Machico, na Madeira.
2013
Autárquicas
Com o apoio de vários partidos e com Filipe Sousa como cabeça de lista, o JPP conquista a câmara municipal de Santa Cruz, a segunda mais populosa da Madeira, e as cinco freguesias do concelho: Santa Cruz, Gaula, Camacha, Santo da Serra e Caniço.
2015
Deputado regional
É eleito deputado. Formalmente reconhecido como partido nacional, o JPP concorre às eleições legislativas regionais, estreando-se no parlamento da Madeira com cinco deputados, tantos como os socialistas que tentavam ganhar ao PSD nos 40 anos anteriores.
2024
Eleições regionais
Consigo como secretário-geral, o JPP consolida-se como terceira força política e a que mais deputados ganha desde 2023. E anuncia um entendimento com o PS com o intuito de afastar o PSD, que não obteve maioria absoluta, do governo da Madeira — apelando à direita para viabilizar uma solução de governo.
Uma versão inicial deste artigo afirmava, erradamente, que o líder do JPP tinha sido chefe do gabinete da Câmara Municipal do Porto Santo até 2021. Embora tenha o mesmo nome, este último não é o líder do JPP.