Autárquicas 2025

Maioria dos partidos sugere 12 de outubro para realização das autárquicas

Maioria dos partidos sugere 12 de outubro para realização das autárquicas
Luís Barra

PSD, Chega, PCP, Livre e PAN sugeriram a mesma data para o sufrágio durante reuniões com o Governo. Já o PS e a IL apontaram para 28 de setembro

Maioria dos partidos sugere 12 de outubro para realização das autárquicas

Liliana Coelho

Jornalista

A maioria dos partidos propôs o dia 12 de outubro para a realização das eleições autárquicas, com vista a dar mais tempo para a preparação de candidaturas e listas. PSD, Chega, PCP, Livre e PAN mostram-se em sintonia e sugeriram a mesma data para o sufrágio durante reuniões com o Governo, enquanto o PS e o Bloco apontaram outras alternativas.

Os socialistas e os liberais defenderam que as eleições locais deviam ser agendadas para o dia 28 de setembro, enquanto o BE defendeu a data de 5 de outubro.

Para o líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, um calendário mais alargado dará mais tempo para a formalização dos "processos administrativos e burocráticos". Também o líder da bancada do Chega, Pedro Pinto, admitiu que o dia 12 de outubro será a data mais favorável.

Já o socialista Pedro Delgado Alves vincou que as autárquicas realizam-se "tendencialmente no final do mês de setembro" e deve ser mantida a norma, enquanto a liberal Mariana Leitão considerou que o sufrágio devia acontecer com "maior distância" em relação ao Orçamento do Estado e às eleições presidenciais.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, reuniu-se esta quinta-feira de manhã com os partidos com assento parlamentar a fim de aferir qual seria o calendário preferido pelos partidos. Só o Bloco enviou a sugestão por escrito.

De acordo com a lei eleitoral, o sufrágio para órgãos das autarquias locais é "marcado por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência", sendo que as eleições devem realizar-seentre os dias 22 de setembro e 14 de outubro do ano correspondente ao termo do mandato".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lpcoelho@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate