Exclusivo

Defesa

Gouveia e Melo teme Europa musculada sem os Açores como “rotunda” da NATO: “Portugal será a periferia marítima de uma potência continental”

Gouveia e Melo teme Europa musculada sem os Açores como “rotunda” da NATO: “Portugal será a periferia marítima de uma potência continental”
Rui Duarte Silva

O almirante na reserva e putativo candidato presidencial considera que “Trump é o resultado dos Estados Unidos e não uma singularidade da democracia americana". Para Gouveia e Melo, o “errático” Donald Trump até pode lucrar em virar as costas à Europa: “O susto que nos vai dar vai fazer fluir uma enxurrada de dinheiro para a indústria militar americana”. E Portugal - a “rotunda da NATO”, através dos Açores - só tem a perder com uma Europa que se transforme numa potência continental

“Já se ouve o galope dos quatro cavaleiros do apocalipse”. O aviso é de Henrique Gouveia e Melo que, esta quinta-feira, foi o principal orador na conferência “A Nova Ordem Mundial, organizada pela Universidade Lusófona e realizada no Palácio da Bolsa, no Porto. “Vivemos tempos perigosos”, notou o ex-chefe do Estado-Maior da Armada, para quem a Europa se deixou adormecer com o apoio militar dos EUA assegurado desde o final da Segunda Guerra Mundial.

“Agora, acordámos sobressaltados porque alguém está a bater à nossa porta. Esse alguém não vai ser apaziguado. Não vai para casa enquanto continuarmos a abrir-lhe a porta para nos dar com um cajado na cabeça”, observou o almirante na reserva, referindo-se às ambições expansionistas de Vladimir Putin.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: amcorreia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate