Defesa

Marinha Portuguesa acompanha três navios russos na Zona Económica Exclusiva do continente

Marinha Portuguesa acompanha três navios russos na Zona Económica Exclusiva do continente
Nuno Fox

Os navios alegadamente transportavam material de guerra russo. A Marinha vai continuar a monitorizar todos os dias “a passagem de navios com vista à segurança internacional”

A Marinha Portuguesa terminou este sábado o acompanhamento no mar de três navios da Rússia que estão referenciados por “alegadamente transportarem material utilizado no esforço de guerra russo” e que atravessaram a Zona Económica Exclusiva do continente.

“A Marinha Portuguesa, através dos navios ‘NRP Setúbal’, ‘NRP Viana do Castelo’ e ‘NRP Dragão’, terminou hoje o acompanhamento no mar de três navios russos na sua passagem pela Zona Económica Exclusiva do continente”, lê-se num comunicado de imprensa da Marinha.

O acompanhamento dos cargueiros “Ursa Major” e “Sparta IV” e do navio-petroleiro “Yaz” foi iniciado na sexta-feira.

Foi através do Centro de Operações Marítimas que a Marinha garantiu a vigilância permanente das áreas de soberania ou jurisdição nacional.

A instituição portuguesa acrescentou que vai continuar a monitorizar todos os dias do ano “a passagem de navios com vista à segurança internacional” e à “promoção e proteção dos interesses de Portugal no e através do mar”.

A guerra desencadeada pela invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a pior crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate